Veja

Zico de Baiato participa da escuta do Território Extremo Sul para elaboração do PPA 2024-2027

21/03/2023 - 12h15Por: SulbahiaNews

O prefeito de Alcobaça Zico de Baiato participou nesta terça-feira, 21 de março, da escuta do Território Extremo Sul para elaboração do Plano Plurianual 2024-2027 (PPA 2024-2027).

O encontro, realizado no Colégio Estadual da Polícia Militar Anísio Teixeira, reuniu autoridades estaduais e municipais, além de representantes dos diversos setores da sociedade civil, da unidade de planejamento composta pelos municípios Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda.

Zico destacou que a plenária é uma oportunidade de discutir políticas públicas para o município junto ao governo do Estado.

“Nós sabemos o quanto de necessidades há em Alcobaça, uma cidade com mais de 250 anos e talvez por falta de planejamento no passado, a gente se depara hoje com tantas dificuldades para governar um município que não foi planejado. Por isso, este é um momento muito importante para elaborar futuras ações de desenvolvimento”, comentou o prefeito.

Zico também parabenizou o governador Jerônimo Rodrigues pela iniciativa de escutar a população para a elaboração de um PPA participativo.


As plenárias são a fase de escuta social do Plano Plurianual (PPA 2024-2027), principal instrumento de planejamento de médio prazo do Governo do Estado. Ao longo dos próximos dois meses, o governo realizará plenárias nos 27 territórios baianos, onde serão coletadas propostas para compor um documento. O processo conta com a contribuição dos órgãos deliberativos de políticas públicas (conselhos estaduais), e o trabalho de sistematização das propostas fica a cargo das secretarias estaduais. O evento de lançamento das plenárias foi realizado no Centro de Cultura Amélio Amorim, no Centro do município.

Na Bahia, o PPA é elaborado de forma participativa com a premissa de fortalecer as políticas públicas com foco nos territórios e a transversalidade nas ações governamentais. Após as plenárias, o Plano Plurianual será enviado pelo Governo do Estado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

As escutas territoriais seguem acontecendo nos 27 Territórios de Identidade da Bahia até o próximo dia 18 de abril, numa ação articulada entre equipes das secretarias estaduais, coordenadas pela Secretaria do Planejamento e de Relações Institucionais (Serin).


Deixe seu comentário