Vídeo mostra conflito que resultou na morte de homem que declarava indígena; vítima tinha passagens na polícia
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que João Celestino Lima Filho, de 50 anos, é baleado durante um confronto com fazendeiros na sede da Fazenda Japara Grande, localizada no município de Prado, no extremo sul da Bahia. O conflito ocorreu na madrugada da última sexta-feira, 4 de abril, e terminou com a morte de João, que morava em Itamaraju e se autodeclarava indígena.
Nas imagens, é possível ver um grupo de indígenas na área externa da fazenda quando uma confusão tem início. Um dos homens que estavam dentro do imóvel realiza disparos. Em seguida, há uma luta corporal, e João Celestino consegue tomar a arma do atirador. Durante o confronto, ele é atingido.
Gravemente ferido, João foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Prado e, posteriormente, transferido para o Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, onde não resistiu aos ferimentos e morreu.
Segundo informações que estão sendo investigadas pela Polícia Civil, João Celestino residia no bairro Várzea Alegre, em Itamaraju, e já possuía passagens pela polícia. Sua autodeclaração como indígena ocorreu recentemente, mas ainda não há confirmação oficial sobre seu vínculo com alguma etnia reconhecida.
Os homens que estavam na sede da fazenda se apresentaram à polícia e alegaram que dormiam no local quando foram surpreendidos por um grupo de indígenas armados com facões e pedaços de madeira.
O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Prado. A polícia apura as circunstâncias do confronto, a origem do vídeo, a motivação da ocupação da fazenda e se há relação com disputas por terras na região. A participação de todos os envolvidos está sendo analisada.