Fiscalização

Vídeo: fiscais apreendem quase 5 toneladas de carne clandestina que seriam distribuídas em açougues de Teixeira

23/07/2020 - 16h07Por: SulbahiaNews

Uma operação de fiscais e técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apreendeu na manhã desta quinta-feira, 23 de julho, em Teixeira de Freitas, 20 carcaças bovinas que seriam comercializadas em açougues no município.

A carne clandestina estava em um caminhão-baú, na região central da cidade, quando foi interceptado pelos fiscais. A mercadoria, de acordo com a equipe de fiscalização, seria fruto de abate clandestino e não possuía nota fiscal, sendo considerada imprópria para o consumo.

Ao todo, foram 4,8 toneladas de carne apreendidas, um valor estimado em R$ 72 mil. O proprietário do caminhão contou ao Sulbahianews que o abate teria ocorrido em Itamaraju.

“O condutor foi o mesmo que em novembro transportava dez carcaças sem nenhuma refrigeração e em temperatura de 37ºC, com o produto já praticamente cozido. Eles sabem que não vale a pena a reincidência pois vão acumular prejuízo. Nossa missão é atuar para preservar a saúde pública, evitando que a população adquira doenças decorrentes do consumo de carne de procedência duvidosa, muitas vezes retirada de animais abatidos em beira de riachos, sem nenhuma preocupação com a higiene do procedimento”, relatou Vinicius Kretli, gerente regional de Defesa Animal da ADAB em Teixeira de Freitas.

O material foi recolhido e descartado dentro das normas sanitárias (enterrado), no aterro sanitário em Teixeira de Freitas. A Polícia Militar foi acionada e acompanhou toda a ação.

Matéria Relacionada


Deixe seu comentário