Luta contra o câncer
Vereador pradense, Dr. Fernando morre aos 78 anos
![]() |
O médico e vereador Fernando Rodrigues Filho morreu no início da madrugada desta segunda-feira, 17 de dezembro, no Hospital Sobrasa, em Teixeira de Freitas, aos 78 anos.
O enterro está marcado para as 5 horas da tarde desta segunda-feira, no Cemitério Campo Santo, em Prado.
A chegada do corpo estava programada para as 8 horas e o velório será realizado na Avenida 2 de julho, 326, centro (Casa de Dr.Fernando).
Luta contra o câncer
Dr. Fernando, como era conhecido, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sobrasa desde a última semana, devido a complicações após a primeira sessão de quimioterapia para tratamento de câncer na próstata.
O organismo do vereador não reagiu bem aos medicamentos e as funções renal, respiratória e hepática ficaram comprometidas. Na última quinta-feira (13/12) os rins e o fígado do vereador pararam de funcionar e, após intenso tratamento, os órgãos voltaram às suas funções entre sexta (14/12) e sábado (15/12).
Apesar da aparente melhora, na noite do último domingo (16/12) o edil voltou a apresentar complicações, desta vez de maneira mais intensa. Mas ele não resistiu ao novo quadro e faleceu por volta da meia-noite.
Biografia
Fernando Rodrigues Filho nasceu em 5 de abril de 1934, em Igaporã, cidade próxima a Caetité, a 694km da capital Salvador.
Filho de senhor Fernando e de dona Domitília, formou-se médico em dezembro de 1968 pela primeira Faculdade de Medicina do Brasil, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, e trabalhou na capital nos hospitais Juliano Moreira, Irmã Dulce, Tycila Balbino e no Hospital das Clínicas.
Em 1969, ele chegou a Prado onde passou a atender como médico e montou um hospital na vizinha cidade de Itamaraju.
Casou-se em 1973 com a professora pradense Lúcia Maria Santos Rodrigues, com quem teve 4 filhos: Fernando, Fabrício, Flávio e Fabiano.
Dr. Fernando, médico, amigo, político
Como profissional, Dr. Fernando teve momentos marcantes na carreira. Ajudou a formar o primeiro Posto de Saúde do Município de Prado e sempre destacava, em suas conversas, que o atendimento médico marcou a sua vida. Ele foi quem atendeu o pradense Bernardo Almeida que, na década de 70, teve o braço esquerdo arrancado em um acidente automobilístico. Na época, pacientes em estado grave eram socorridos na então vila de Eunápolis e Fernando conseguiu suturar o ferimento e manteve o amigo vivo por 6 horas até a chegar ao hospital com mais estrutura. Bernardo morreu 40 anos depois de causas naturais.
Fernando era conhecido como “médico de todos”, pois atendia diariamente pacientes em sua residência na Avenida 2 de Julho. Nunca cobrava pelas consultas.
Entre os sonhos que tinha, realizou vários. Viu todos os quatro filhos formarem em nível superior, tendo o caçula, Fabiano Rodrigues, formando-se também médico.
Recentemente, Dr. Fernando realizou o sonho de atender ao lado do filho. O fato ocorreu no mês de maio passado, no Dia das Mães, quando ambos atenderam cerca de 450 pacientes no São Brás, bairro humilde da cidade de Prado.
Na política, Dr. Fernando foi eleito vereador pela primeira vez em 1973 e atualmente passava pelo 7º mandato como legislador. Em 1977 exerceu mandato de vereador de 6 anos e, em 1982, elegeu-se vice-prefeito ao lado de Antônio Barreto da Silva.
Prestativo, não tinha vaidade e não fazia política para ganhar as eleições a que concorria. “Era um candidato natural”, afirmavam os amigos.
Não concorreu nas eleições de 2012, mas teve o prazer de ver o filho médico eleger-se vice-prefeito de Prado.
Não poderá acompanhar a diplomação na próxima quarta-feira (19/12) e nem a posse em janeiro, mas, de onde estiver, com certeza, estará aliviado com a sensação de dever cumprido.
“Dr. Fernando escreveu com louvor uma história de dedicação, humildade e amor ao próximo que jamais será esquecida. Aqui ficam os sentimentos desse humilde redator que, também, foi atendido por esse grande médico que não cobrava pela tarefa de salvar vidas. ”
Oportunidades de emprego:
Deixe seu comentário
Infraestrutura
Prefeitura implanta rede de drenagem no bairro Ouro Verde