Urgente: Falso advogado é preso com 61 quilos de drogas e mais de 200 munições de armas de fogo
Um homem de 28 anos, que se apresentava como advogado nas redes sociais, foi preso em flagrante na madrugada desta quinta-feira, 19 de setembro, em Salvador, com 61 quilos de drogas e mais de 200 munições de armas de fogo. O suspeito, identificado como Heldon Araújo Costa, foi detido por policiais militares enquanto circulava pelo bairro Jardim dos Namorados, após ser flagrado com uma sacola de maconha dentro de seu veículo.
De acordo com informações apuradas pela TV Bahia, além de ser preso por tráfico de drogas e porte ilegal de munições, Heldon também foi autuado por corrupção ativa, após tentar subornar os agentes oferecendo dinheiro em troca de sua liberdade. Ele permanece à disposição da Justiça.
Segundo a Polícia Civil, a abordagem inicial levou à descoberta de um arsenal em dois imóveis ligados ao suspeito, localizados nos bairros do Iguatemi e São Gonçalo do Retiro. No total, foram apreendidos 61 pacotes de maconha, além de munições de diversos calibres, incluindo 200 projéteis de calibre .38 e 50 de fuzil 5.56, além de equipamentos para o uso de armas de fogo.
Apesar de se apresentar como advogado criminalista nas redes sociais, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) confirmou que Heldon “não é e nunca foi advogado”. Ele chegou a ser inscrito como estagiário em novembro de 2017, durante seu período de faculdade de direito, mas a validade da inscrição expirou em 2019. Desde então, ele não possui qualquer vínculo com a OAB, desmentindo a imagem que ele projetava nas redes.
A atividade de Heldon nas redes sociais também despertou atenção. Ele frequentemente publicava fotos de momentos de lazer e viagens de luxo. Na noite anterior à sua prisão, o suspeito havia compartilhado registros em um restaurante sofisticado localizado na Bahia Marina, um dos pontos mais exclusivos da cidade.
Apreensões e investigação
Após a prisão em flagrante, Heldon levou os policiais a dois endereços, onde mais drogas e um vasto arsenal foram apreendidos. Entre os itens confiscados estavam:
61 pacotes de maconha (1 kg cada);
50 munições de calibre 5.56;
200 munições de calibre .38 mm;
23 munições de calibre 9 mm;
6 munições de calibre 12 mm;
2 coldres para armas de fogo;
4 carregadores (um para pistola e três para fuzil);
1 bandoleira para o porte de arma longa;
4 placas veiculares;
3 balanças de precisão.
Todo o material foi encaminhado para a Central de Flagrantes, onde o caso segue em investigação. Até o momento, a defesa de Heldon Araújo Costa não foi localizada para comentar o caso.