Tubarão martelo e baleia jubarte são encontrados em praia na Bahia

Na sexta-feira, 22 de junho, mergulhadores se assustaram com a aparição de um tubarão martelo e mataram o animal com tiro de arpão.
O caso aconteceu na praia de Armação, em Salvador. O tubarão foi retirado da água e colocado em uma calçada, enquanto os mergulhadores filmavam a ação.

Na manhã deste domingo, 24, uma baleia jubarte foi encontrada morta na mesma praia. Ainda não há detalhes sobre o animal, se ele estaria ferido, nem o que teria causado a morte. Os moradores não souberam informar se a baleia morreu após encalhar.
Este é o terceiro caso de encalhe da espécie na Bahia, sendo que a segunda baleia morta foi encontra na Praia do Farol no município de Prado, no dia 11. O animal foi achado com marcas de mordida de tubarão e estava em processo de decomposição.

As baleias jubartes já começaram a aparecer no litoral baiano. A migração ocorre todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. Os animais costumam migrar das Ilhas Geórgia do Sul para o litoral sul da Bahia, em busca de água quente.
A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro, no inverno.
Com as baleias jubartes, cardumes de peixes e alguns predadores também costumam aparecer nesta época do ano.