Transparência e gestão participativa: Dra. Jaqueline Camata assume a Controladoria Geral de Teixeira de Freitas
Visando a melhoria na gestão pública, o prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, fez algumas alterações nas pastas do município.
Um dos setores que sofreu alteração foi a Controladoria Geral do Município, sendo atualmente assumida pela advogada Jaqueline Camata de Almeida.
Advogada há quinze anos, Jaqueline é pós graduada em Direito e Processo do Trabalho, bem como em Direito Penal e Processo Penal. Sua trajetória profissional é repleta de competências.
No que diz respeito à carreira acadêmica, Jaqueline atuou como coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas. Núcleo este responsável por auxiliar os alunos do curso, com o principal intuito de fornecer atendimento jurídico gratuito, tais como sessões de mediação e conciliação e ajuizamento de ações judiciais, para os moradores da cidade que não possuem condições financeiras para a contratação de um advogado particular.
Atualmente a Dra. Jaqueline leciona para o curso de Direito na mesma faculdade.
Já sua carreira profissional é bem ampla, já tendo atuado como assistente jurídica do município de Teixeira de Freitas, entre os anos de 2012 e 2014 prestando assistência aos advogados em audiências, acompanhando os processos administrativos e judiciais, analisando todos os tipos de contratos firmados, avaliando cláusulas e riscos envolvidos conforme as leis vigentes, bem como a elaboração de relatórios, declarações e petições judiciais.
Atualmente, Jaqueline assumiu a pasta da Controladoria Geral do Município responsável por garantir a defesa do patrimônio público, promovendo a transparência e a integridade, garantindo uma administração transparente com interação da sociedade civil, tendo poder para fiscalizar os atos de quaisquer agentes responsáveis por bens ou dinheiro público.
O papel do Controlador Interno é muito mais do que fiscalizar, ele serve como ferramenta de apoio ao prefeito e de orientar, e somente depois, cobrar e em último caso, levar ao conhecimento do Ministério Público e do Tribunal de Contas, caso seja constatada alguma irregularidade do uso do dinheiro público.
Podemos dizer que se trata de um cargo de grande importância na gestão pública e que será desempenhado com maestria pela advogada Dra. Jaqueline Camata de Almeida.