Teixeira
de freitas

Teixeirense campeão do Sul Americano de Jiu-Jitsu une Esporte e Educação em projeto social para crianças

29/10/2022 - 09h31Por: Sulbahianews/Bell Kojima

Evando Ferreira da Silva, 38 anos, começou no jiu-jitsu há 11 anos quando se viu sedentário e sentindo cansaço para executar tarefas simples do dia a dia. Um amigo lhe apresentou a arte marcial e foi amor à primeira vista.

Ainda na faixa branca, Evando conheceu o projeto social “Educar Para Crescer”. Como era muito dedicado, começou a ensinar para as crianças que faziam parte do projeto, tudo que aprendia na academia. 

Ao longo de sua trajetória, enquanto mudava de faixa, Evando foi vencendo diversos campeonatos como a 2ª Copa Sooretama de Jiu-jitsu (1º lugar), a 6ª Copa Santa Cruz Cabrália de Jiu-jitsu (3º lugar), o Sul-Baiano de Jiu-jitsu (1º lugar), em Santa Cruz Cabrália, entre outros.

Atualmente treina na Academia Jiujikan, com o mestre João Eugênio, mais conhecido como “Kaxambu”, e com o professor Fernando Pêgo.

Porém, como nem tudo na vida é fácil, Evando já teve que enfrentar dois grandes desafios que quase lhe tiraram da arte marcial que ele tanto ama. Durante um treino, rompeu o ligamento do joelho e precisou passar por uma cirurgia de alto custo. Sem recursos, foi ajudado pelos médicos, Dr. Emanuel Severino, da Clínica Sorria+ e Dr. Igor Malacarne, ortopedista.

Passado o susto e já recuperado, o jiujiteiro sofreu outro acidente. Durante um dia de trabalho, um carro colidiu com sua motocicleta e ele sofreu duas fraturas graves na perna, precisando passar por uma nova cirurgia. Evando passou dias internado e, pouco tempo após receber alta hospitalar, foi surpreendido pela pandemia e lockdown. 

Quando passou o período de confinamento e totalmente recuperado das sequelas dos acidentes que sofrera, o atleta voltou com toda garra aos treinos, o foco foi total.

Neste ano ele participou do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, foi campeão do International Master South América, campeão no International Open 2022, em Vitória (ES) e foi campeão no Absoluto e terceiro lugar na Categoria do Campeonato Sul Americano de Jiu-Jitsu, no Rio De Janeiro. E no próximo dia 5 de novembro, Evando participará do Open Salvador, disputando com kimono e sem kimono.

Hoje, o jiujiteiro está em 7º lugar no ranking mundial de jiu-jitsu pela federação.

“Acredito fielmente no esporte como uma ferramenta de transformação”, disse o atleta.

Projeto “Educar Para Crescer” 

O projeto social foi fundado há 12 anos por Eugênio Cabral (in memoriam). Começou de improviso, no quarto de seu filho André, e hoje atende gratuitamente várias crianças e adolescentes com idades entre 5 e 14 anos. O “Educar Para Crescer” conta com aulas de banca, xadrez, capoeira, jiu-jitsu, entre outros.

Segundo o professor Evando, que dá aulas de jiu-jitsu, há dificuldade em manter o projeto, que hoje conta apenas com o patrocínio do Açougue Bom Porco.

Apaixonado pelo que faz, ele disse que o projeto necessita de voluntários que se disponibilizem a ajudar essas crianças e adolescentes a não desistirem dos seus sonhos.

“Qualquer ajuda é bem-vinda.”

Três atletas do projeto participarão do Open Salvador, no próximo dia 5, e precisam de patrocínio para custear passagens e estadia. Além disso, a área onde acontecem os treinos é totalmente descoberta, necessitando de uma laje para cobrir.

Evando acredita que “saúde, educação e esporte são a base da sociedade”, é isto que o impulsiona e o mantém tão apaixonado e dedicado em ajudar estes meninos.

Conheça mais sobre o projeto “Educar Para Crescer”, clicando AQUI.

Contato: (73) 99993-4447, falar com Andréia.

Faça uma visita na rua 22 de Abril, número 98, bairro Colina Verde, em Teixeira de Freitas.


Deixe seu comentário