Teixeira: Projeto de Lei quer instalar pagamento via PIX e cartão de crédito no transporte público municipal
O Projeto de Lei 65/2023 é do vereador Antônio Coutinho e deu entrada na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas no último dia 10 de julho.
A proposta do edil é para que Teixeira de Freitas instale o sistema de pagamento do Banco Central (PIX), cartão de débito e crédito como meio de pagamento da tarifa de serviço de transporte público municipal.
Em caso de aprovação da proposta encaminhada ao plenário da Câmara, a empresa de ônibus concessionária ou permissionária de transporte público municipal, terá a partir da publicação da lei, o prazo máximo de 60 dias para se adaptarem à lei municipal.
“A iniciativa em questão é de suma importância e pode trazer incontáveis vantagens para a população, considerando que o PIX tem se popularizado significativamente devido à sua praticidade e rapidez. Ao adotar essa solução no sistema de transporte público, a empresa responsável pela concessão e permissão dos serviços poderá oferecer maior conveniência aos usuários, que não precisarão mais carregar dinheiro ou se preocupar com o troco para pagar suas tarifas”, destaca o vereador em justificativa ao projeto.
Coutinho comenta ainda, que a proposição tem também, potencial para impactar positivamente a própria empresa, “a adoção do PIX pode resultar em uma redução considerável dos custos operacionais relacionados à gestão de dinheiro em espécie, bem como aumenta a segurança nas transações financeiras efetuadas”, completa.