Teixeira não avança e Índice de Oportunidades da Educação aponta estado crítico
Teixeira de Freitas aparece em 6º lugar no ranking regional do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). O estudo, que indica as oportunidades educacionais oferecidas para crianças e jovens em município de todo o Brasil, aponta que o desenvolvimento dessas oportunidades educacionais estão em estado crítico em relação ao índice nacional.
Os dados do IOEB são formados a partir da relação de um conjunto de fatores, divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.
No ranking referente aos municípios do extremo sul da Bahia, Teixeira de Freitas aparece com o número de 4,2, atrás de municípios como Itamaraju, em 1º, e Vereda em 3º, que foram apontados pelo IOEB como em pleno desenvolvimento, ambos com o índice de 4,3.
Os municípios que aparecem como em desenvolvimento, ainda estão abaixo da média nacional, porém, mostraram um crescimento superior quando comparados ao índice de 2017. Já as cidades em que o estado é apontado como crítico estão abaixo da média, com crescimento pouco expressivo e, em alguns casos, em retrocesso comparados com 2017, indicando que oferecem menores oportunidades educacionais e não têm conseguido avançar.
Os gráficos do estudo apontam que o IOEB de Teixeira (roxo), diferente da média estadual e nacional, que tiveram evolução, ficou estagnado, não apresentando melhora. No entanto, apesar do estado crítico, a cidade avançou no índice, melhorando os números em relação a 2017, o que significa que não houve retrocesso.
Veja o ranking:
Vale ressaltar que a divulgação do IOEB não tem qualquer implicação sobre a qualidade da educação. Os dados funcionam apenas como método de comparação entre as oportunidades educacionais, para que seja possível analisar o desenvolvimento dos municípios, com o objetivo de diagnosticar as causas e traçar soluções para avançar.