Teixeira: Há um ano a UFSB formava sua primeira turma de Medicina
Primeira colação de grau do curso de Medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), completou um ano no último dia 8 de outubro.
Na ocasião, a turma era a primeira de cinco, em um processo de integralização, que totalizava mais de 400 estudantes.
O curso de medicina no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, era um anseio antigo. Em fevereiro de 2018, o campus sediou a aula magna do Centro de Formação em Ciências da Saúde, que tratou sobre o “SUS: perspectivas na conjuntura atual”.
A colação de grau da turma em 2021 contou com as presenças da reitora, Joana Angélica Guimarães, o vice-coordenador do curso de medicina, prof. Rodrigo Silva Santos, o decano do Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS), professor William Rodrigues de Freitas, e o prefeito da Teixeira de Freitas, o médico Dr. Marcelo Belitardo.
Para a solenidade, os estudantes puderam optar entre a colação de grau presencial ou de forma remota. A cerimônia foi fechada somente para as autoridades e os formandos, seguindo todos os protocolos de segurança por conta da pandemia da Covid-19.
Durante o cerimonial, o decano William Freitas ressaltou que a primeira colação de grau do curso é uma grande vitória para a UFSB, relembrando o percurso dos estudantes que iniciaram a formação nos campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas e concluíram o curso no CFCS (Teixeira).
A previsão é que uma nova turma conclua o curso entre o fim deste ano e o início de 2023.