Momento
importante

Teixeira foi a primeira cidade a receber a Tocha Olímpica; relembre o momento histórico

02/10/2018 - 10h20Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

Teixeira de Freitas foi a primeira das 27 cidades da Bahia a receber a passagem da Tocha Olímpica. No dia 19 de maio de 2016, a cidade acordou cedo e recebeu centenas de atletas junto à comitiva brasileira.

Porta de entrada para uma importante região do Brasil, Teixeira de Freitas levou às ruas cerca de 45 mil pessoas para participar do evento olímpico, que contou com movimentos culturais e entretenimentos espalhados por todo o percurso em que a Tocha passou.

O momento foi histórico para a cidade, que havia acabado de comemorar seus 31 anos de emancipação política. Com o percurso de 6,5 quilômetros, divididos entre 32 revezadores, sendo quatro deles eleitos pelo município: o radialista esportivo e pioneiro do rádio Amadeu Ferreira, o atleta João Gari, a Madre Provincial da Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor, Cristina Alves Ribeiro, e ainda Irlando Gonçalves dos Santos, defensor dos direitos das pessoas com deficiência.

Um dos momentos marcantes deste evento foi quando o deficiente visual Rafael Cesar foi convidado pelo prefeito, na época, João Bosco Bittencourt, para realizar o sonho de tocar na Tocha Olímpica.

Com o clamor e calor acolhedor do povo baiano, Teixeira foi vista por todo o Brasil e pelo restante do mundo. A população ficou feliz por estar diante do fogo que vem se acendendo, de quatro em quatro anos, e percorre o mundo levando uma mensagem de paz e união.

Mensagem

A Tocha traz a mensagem de paz, união e amizade do maior evento esportivo do planeta e apresenta detalhes e elementos de brasilidade, como, também, referências às riquezas naturais e culturais do Brasil.


Deixe seu comentário