Teixeira: fiação pega fogo em poste e assusta moradores; é o 2º caso em 7 dias e irregularidades preocupam
O princípio de incêndio foi registrado no início da madrugada desta terça-feira, 16 de maio, em Teixeira de Freitas. A fiação de um poste localizado na esquina da Rua Félix Ramos de Souza com Dom Pedro II, acabou pegando fogo e assustando os moradores.
O 18º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), foi acionado e controlou a situação. Não houve registro de feridos.
Este é o segundo caso de fiação em chamas registrado no município teixeirense em menos de 7 dias. No último dia 10, um princípio de incêndio em uma fiação na esquina da avenida Getúlio Vargas com a Rua Paraíba, deixou imóveis sem eletricidade.
Ligações irregulares
De acordo com um relatório divulgado em abril deste ano, a Neoenergia Coelba removeu 65 toneladas de cabos de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes da rede elétrica na Bahia nos três primeiros meses de 2023.
O número é o maior já retirado pela distribuidora em um trimestre, e representou um aumento de 116%, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Em média, foram retiradas por dia 722 kg de cabos. Os números são fruto das 890 inspeções realizadas no estado, com mais de sete mil notificações emitidas as empresas de telecomunicações.
No mesmo período, foram retiradas cerca de três mil “caixas de internet” – que são equipamentos que não respeitam os padrões técnicos, como switches e cabos UTP/STP, e que são energizados a partir de uma ligação clandestina.
Esse é um dos principais fatores das ocorrências de incêndios em fiação. O número expressivo já nos primeiros meses do ano mostra os esforços da distribuidora em coibir o crescente movimento de ocupações clandestinas nos postes da rede elétrica. Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia para a população, a retirada desses equipamentos garante a segurança das pessoas e evita incêndios em fiações.