Teixeira: cinco policiais militares da 87ª CIPM são promovidos a subtenentes

Cinco policiais militares da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Valdirene, Dorietes, Genildo, Rojane e Caldeira receberam, recentemente, a promoção a subtenentes, após anos de dedicação e serviço prestado à Polícia Militar da Bahia (PMBA). Eles, que antes ocupavam a graduação de sargentos, agora celebram uma nova etapa em suas carreiras, marcada por esforço, comprometimento e constante evolução profissional.
O major Neto, comandante da 87ª CIPM, parabenizou os novos subtenentes pela conquista.
“É com imenso orgulho que parabenizo nossos colegas promovidos a subtenentes. Cada um de vocês representa o melhor da nossa corporação, com dedicação, profissionalismo e amor à farda. Que esta nova etapa seja repleta de sucesso profissional e que sigam sempre firmes no compromisso de servir e proteger a nossa comunidade”, afirmou.
Subtenente Valdirene Jesus dos Santos ingressou na PMBA em 1997, atuando em diversas unidades, como a 6ª CIPM (atualmente 8º Batalhão de Polícia Militar-BPM), a 7ª CIPM, o Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN Norte), o COM de Juazeiro (Colégio da Polícia Militar), o 13º BPM, o 13º BEIC (Batalhão de Ensino Instrução e Capacitação) e, atualmente, a 87ª CIPM. Bacharel em direito e pós-graduada em direito militar e previdenciário militar, a subtenente tem experiência em gestão de processos de pessoal. Exerceu as funções de auxiliar do setor de recursos humanos e auxiliar de corregedoria. Promovida a cabo em 2016 e a sargento em 2020, agora ocupa o posto de subtenente, com grande experiência na área administrativa da PM.
Subtenente Dorietes Alves da Costa ingressou na PMBA em 1997. Após ser promovido a cabo em 2016 e a sargento em 2020, agora recebe a promoção a subtenente. Com licenciatura em Educação Física e especializações em áreas como musculação e treinamento de força, o subtenente Dorietes é um profissional com cursos em conhecimento em gestão de projetos e de repressão ao narcotráfico e ao crime organizado. Além disso, possui cursos de atualização de condutores de veículos de emergência e mediação de conflitos.
Subtenente Genildo de Souza Pinheiro ingressou na Polícia Militar da Bahia em 1997. Atualmente, ele está adido ao Ministério Público da Bahia (MPBA). Graduado em Letras pela UNEB (Universidade do estado da Bahia) e pós-graduado em Literatura Brasileira, além de bacharel em Direito, o subtenente Genildo é também autor do artigo “Tramas Reais Ficcionadas: Violência Social”, publicado em 2019, no livro Aspectos da Literatura Brasileira, 2019, Pontes Editores.
Subtenente Rojane Holberto Nogueira dos Santos, que ingressou na PMBA em 1997, teve uma longa jornada antes de alcançar a promoção a subtenente. Trabalhou como soldado por 18 anos, foi promovido a cabo em 2015 e, em 2021, alcançou a graduação de primeiro sargento. Agora, em 2025, ele celebra a chegada da graduação de subtenente. Durante sua carreira, trabalhou em diversas unidades, incluindo a 89ª CIPM, o antigo 13ª BPM e a 87ª CIPM.
Subtenente Fernando Caldeira Pinto, já com 27 anos de serviço, ingressou na PMBA em 1997. Atuou em unidades como o 13° BPM, a 44ª CIPM e, atualmente, a 87ª CIPM. Passou por cursos de formação como soldado, cabo e sargento, além de trabalhar no CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) e no PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional) da 87ª CIPM. Além disso, possui diversos cursos de capacitação pela Senasp, incluindo Condução de Veículos de Emergência, Busca e Apreensão, Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial, Crimes Ambientais, Local do Crime: Isolamento e Preservação, Direitos Humanos e Curso Técnico em Liderança e Gestão.