Teixeira: cinco curiosidades sobre o clube Portela que você não sabia
A Associação Atlética Portela Teixeira de Freitas, como não poderia deixar de ser, é o mais teixeirense dos clubes de futebol, mas isso todo mundo já sabe, para conhecer mais sobre a águia rubro-negra, confira agora cinco curiosidades sobre o clube Portela que você não sabia.
1 – As cores do clube
No início as cores do time não eram vermelho e preto. Originalmente, as cores do Portela seriam verde e preto. Hoje em dia é difícil imaginar o clube não jogando com seu tradicional uniforme rubro-negro. A mudança só ocorreu por conta dos fortes vínculos com o Vitória da Bahia.
O presidente e fundador do clube, o professor Gerson Portela foi por muitos anos, jogador da base do Vitória. Por conta disso, nos anos 90, foi realizado um convênio, no qual os jogadores que se destacavam na Escolinha de Futebol Portela eram enviados para jogar no time da capital.
Devida a esta aproximação, houve a mudança para as cores rubro-negras, em homenagem ao Vitória.
2 – Maior goleada já aplicada
A maior goleada feita pelo Portela, foi em 2016, no primeiro ano do profissional, quando disputava o campeonato baiano. O time teixeirense jogou fora de casa contra o Juazeiro. O rubro-negro perdia de 1 a 0, quando virou o placar para 5 a 1.
3 – Maior goleada sofrida
Já a maior goleada sofrida pelo Portela, foi em 2018, durante a Copa São Paulo de Futebol Junior, quando perdeu para o Remo por 4 a 1.
4 – Rival
O maior rival do Portela, sem sombra de dúvidas, é o Atlético de Alagoinhas. Sendo um dos times que o clube teixeirense mais enfrentou em sua história.
Os números são positivos para o Portela. Das 6 partidas disputadas, o Portela venceu 4, enquanto que seu rival ganhou em apenas 2 jogos
5 – Mascote
Muitos times de futebol adotaram a águia como mascote, e o Portela é um deles. A águia que está presente em seu escudo representa a visão de longo alcance que o time possui com relação aos seus objetivos, sempre mirando mais e mais longe.