Esporte

Teixeira: alunos de projeto social conquistam medalhas no mundial de karatê e podem disputar as Olimpíadas de 2028

29/12/2023 - 14h38Por: Sulbahianews

O extremo-sul da Bahia recebeu com orgulho a notícia do desempenho de jovens atletas, que não só conquistaram um título mundial de karatê, mas também se juntaram à seleção brasileira da modalidade. Originários do projeto social “Resgatando a Juventude” em Teixeira de Freitas, esses talentosos caratecas, com idades entre 14 e 15 anos, estão alcançando voos mais altos e se preparam para competir em Orlando, nos Estados Unidos, buscando uma vaga nas Olimpíadas de 2028.

No recente campeonato da Federação Mundial de Karatê, realizado em Salvador no final de novembro, esses jovens brilharam. Daniel, um faixa marrom, ergueu duas das seis medalhas conquistadas pela equipe: ouro no katá e bronze na luta. Ele expressou sua surpresa e alegria ao ingressar na elite do esporte: “Para chegar nesse nível que eu nunca tinha imaginado, todas as delegações de outros países juntos, foi uma coisa muito incrível para mim.”

Gustavo, o mais jovem entre os competidores, conquistou o bronze mundial aos 14 anos e compartilhou sua gratidão: “Muito feliz graças a Deus com essa conquista. Essa medalha não é só nossa, é de todo mundo que confiou e apoiou na gente.”

Os campeões, alunos do mestre Paulo Sérgio, são exemplos do sucesso do projeto social que há 30 anos vem capacitando crianças e adolescentes de bairros periféricos em Teixeira de Freitas. O esforço não foi apenas nos tatames, mas também nas ruas, onde foram à busca de recursos para financiar suas jornadas competitivas. O técnico Paulo Sérgio compartilhou: “Foi difícil. Nós fomos para a rua, fomos vender chaveiro, fomos lutando de porta em porta pedindo ajuda um do outro e nós conseguimos chegar lá e trazer essa vitória.”

Com esses títulos, os jovens karatecas teixeirenses agora se juntam à seleção brasileira de karatê, iniciando seus treinos em São Paulo no próximo ano. Seu próximo desafio é em Orlando, nos Estados Unidos, e estão plenamente conscientes da dedicação necessária para alcançar o sucesso, uma realidade que tem mexido profundamente com suas emoções.

Os talentosos atletas não hesitaram em compartilhar suas conquistas com a comunidade, percorrendo as ruas de Teixeira de Freitas num mini-trio, demonstrando seu orgulho e agradecendo o apoio local.

Um morador da cidade expressou sua surpresa e satisfação: “Para mim foi uma surpresa, eu não sabia, não. Fiquei muito honrado, porque cidade Teixeira de Freitas não tem tanta assim, gente patrocinando e representante assim, com muita garra isso pra mim e já vejo orgulho. Na verdade é muito bom isso. Não só para Teixeira de Freitas, como para a Bahia e para o mundo. A luta com a seleção garante a vaga para as Olimpíadas de 2028. Vão chegar longe. São atletas carentes da periferia, são meninos guerreiros de luta, são atletas transformados aqui no projeto. E hoje está dando esse orgulho pra nossa cidade, pra Bahia e pro Brasil.”

O futuro desses atletas é promissor, e a comunidade de Teixeira de Freitas está ansiosa para testemunhar suas jornadas brilhantes no cenário internacional do karatê, esperando ansiosamente por uma representação olímpica em 2028.


Deixe seu comentário