Teixeira: acidente que matou dono de hamburgueria no Centro reacende discussão sobre construção de anel viário
O acidente que resultou na morte de Marley dos Santos, na tarde desta terça-feira, 27 de dezembro, na Praça Castro Alves, em frente à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro de Teixeira de Freitas, reacendeu a discussão sobre a necessidade da construção de um anel viário no município teixeirense.
A implementação de um rodoanel, anel rodoviário ou circunvalação é uma discussão antiga no município teixeirense. Em janeiro deste ano, um acidente que tirou a vida da motociclista Sabrina Barbosa, de 24 anos, ‘no Cruzamento da Pão Gostoso’, provocou a volta da discussão sobre o tema. Na ocasião, ela se envolveu em uma colisão com uma carreta.
Nesta terça-feira, o proprietário de uma hamburgueria acabou caindo debaixo de uma caminhão boiadeiro numa tentativa de ultrapassagem. Assim que a notícia passou a circular no município, populares ressaltaram a incidência de acidentes com veículos de carga na região central da cidade.
Durante uma reunião com a imprensa, também em janeiro deste ano, o prefeito Dr. Marcelo Belitardo falou sobre a possibilidade de implementação de um anel viário, que possibilitaria a circulação de veículos pesados em rodovias teixeirenses: “conseguimos elaborar uma ideia e uma estimativa de custos, mas o valor necessário seria grande demais para que a gestão possa investir de modo independente. É uma necessidade de todos, mas vamos solicitar aos entes federativos apoio para que possamos prosseguir com o projeto. E o apoio da sociedade civil é fundamental”.
Em julho, a Associação Comercial e Empresarial de Teixeira de Freitas (ACE), apresentou a demanda em um Encontro de Negócios que tratou sobre as principais necessidades para o desenvolvimento regional do extremo Sul, que contou com a participação de Cloves Cedraz, presidente da Federação das Associações Comerciais da Bahia – FACEB e vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil – CACB.
ACE destacou que um levantamento feito em 2022, apontou um alto índice de acidentes, incluindo com vítimas fatais. A ideia era interligar a BR 101 à BA 290 (sentido Medeiros Neto), entre a região da Parada do Pedrão e a estrada do aterro sanitário, que dá acesso à rodovia estadual.