Saiba como ‘driblar’ a falta de experiência para conseguir um emprego em Teixeira
Quem está procurando pelo primeiro emprego em Teixeira de Freitas, constantemente se vê numa posição bem complicada: muitos candidatos reclamam que não conseguem um emprego porque a principal exigência das empresas é ter experiência profissional, entretanto, não se consegue ter experiência sem a primeira oportunidade. Mas existem algumas maneiras de impressionar os recrutadores, mesmo se você não tiver a tão desejada experiência profissional no seu currículo.
A analista de recursos humanos Amanda Novais, deixou alguns conselhos para os jovens que estão em busca da primeira oportunidade. Em seu instagram, @Toquesderh, Amanda publica diversas vagas de emprego e deixa dicas diárias de como se obter sucesso na entrevista. Vamos a algumas delas?
Mostre as suas habilidades… de outro jeito
Quando uma empresa coloca na descrição da oportunidade que está procurando por um candidato com experiência ela não está dizendo necessariamente que só irá contratar um profissional que já trabalhou antes. Na verdade, o que mais importa aqui é se você tem ou não as habilidades necessárias para realizar as tarefas do cargo que estão oferecendo. E existem outras maneiras de mostrar isso.
Aponte as suas habilidades, e suas experiências informais – tanto no currículo quanto na entrevista de emprego – e demonstre de maneira concreta que você sabe realmente fazer aquilo. Você pode usar como exemplo algum envolvimento em atividades extracurriculares, como trabalhos acadêmicos e voluntários, ou atividades onde precisou executar algo parecido com o que a oportunidade exige.
Seja cauteloso ao enviar um currículo
Dentre as reclamações mais frequentes dos recrutadores, a mais citada é a insistência do candidato, portanto, não envie seu currículo mais de uma vez para a mesma vaga. É necessário se ater também ao formato do seu endereço de e-mail. Endereços da “época do MSN” não são valorizados em uma seleção.
Ao se candidatar a uma vaga por e-mail, deixe claro no título para qual vaga está se candidatando, e no corpo do texto, descreva previamente as suas competências.
_Ex.
“Clara Ferreira, recém formada em administração, com ênfase em assistência financeira e busco uma posição inicial na empresa.”_
A habilidade com a escrita é um fator muito apreciado entre os recrutadores.
E lembre-se: SEMPRE revise o seu currículo antes de enviar para a empresa. Certifique-se de que é um currículo atualizado e antes de enviar, sempre tenha certeza de que encaminhou o documento em anexo.
Faça cursos
Aproveite o “tempo livre” para fazer o máximo de cursos possíveis e participar de eventos na sua área de atuação. Com a pandemia, diversos cursos e eventos acadêmicos foram disponibilizados gratuitamente na internet, e essas experiências, além de agregar conhecimento, enriquecem o seu currículo.
Além de colocar os cursos no currículo, descreva na entrevista qual foi a contribuição de cada um para te tornar um profissional melhor. Saber identificar o que te faz evoluir é uma qualidade que os recrutadores valorizam nos candidatos.
Entenda se você é a pessoa certa para a vaga
Quando você é avaliado para uma oportunidade, o entrevistador não está apenas querendo saber se você tem as habilidades necessárias para o trabalho; ele quer descobrir se você combina com a empresa. Isso significa compartilhar os mesmos valores da companhia, ter as mesmas crenças, saber se você irá se adaptar ao espaço.
A nossa dica é que você leia tudo o que conseguir encontrar sobre como é trabalhar nessa empresa e quais são os seus valores, se gostará do ambiente. Mesmo que se identifique de cara com a vaga, conhecer as políticas e a história da empresa pode te favorecer muito durante a entrevista.
“Sabemos que o número de desempregados em Teixeira tem aumentado, as oportunidades são poucas, mas elas existem e tenho a certeza que uma delas aguarda por você. Esteja atualizado. Siga perfis que divulgam vagas diariamente, caso veja uma vaga em aberto, busque saber do que se trata o ramo de atividade, para a partir daí você linkar o seu perfil com o perfil da empresa. Esteja preparado. Deixe seu currículo atualizado, fique com algumas cópias impressas, tenha sempre em mãos. Simule uma entrevista em casa mesmo, e veja suas reações na frente do espelho, e se pergunte sempre, ‘o que podemos melhorar? ’.” Enfatiza a analista de recursos humanos.