Sábado de Aleluia: História e significado

O Sábado de Aleluia é, para os cristãos, um dia de silêncio, de esperança e de contemplação. São relembrados os sofrimentos de Jesus Cristo, sua morte e sepultamento. A celebração da Ressurreição começa no sábado à noite na Vigília Pascal.
História do Sábado de Aleluia
Sábado Santo, como também é conhecido, é o nome dado ao dia entre sexta-feira e domingo de Páscoa. Alguns cristãos consideram o Sábado Santo o sétimo dia da Semana Santa, como o dia que Jesus « descansou » de seu trabalho para a salvação do mundo. Ao morrer, ele exclamou: « Está consumado! « Não houve nenhum preço a pagar: o pecado tinha sido expulso. Após sua crucificação, Jesus foi colocado em um túmulo não muito longe, onde seu corpo permaneceu ao longo Sábado Santo (Mateus 27,59-60, Marcos 15.46, Lucas 23,53-54, João 19,39-42). Igrejas que celebram Sábado Santo tradicionalmente passam este dia em uma triste reflexão sobre o reinado em escuridão neste mundo sem a esperança da ressurreição de Cristo.
A Vigília Pascal
Neste mesmo Sábado Santo, o silêncio e a escuridão dão lugar à música e à luz durante a noite. A Vigília Pascal é a vigília da noite em que se celebra a ressurreição de Cristo, na noite de sábado para domingo. A vigília começa por volta das 21 ou 22 horas, algumas vezes, com um grande fogo, luz do Ressuscitado, compartilhado por todos.
Durante esta celebração, os católicos renovam seus votos batismais e muitos batismos são celebrados e, particularmente, batismos de adultos.
Oração para o Sábado de Aleluia:
“Aleluia! Nesta noite começa nossa nova vida. O Senhor ressurge na terra, convertida em sepulcro. Deus preserva a seu Inocente, Deus protege a seu Humilhado, Deus liberta a seu Filho assassinado. Triunfa a inocência que é, Jesus; triunfa tua vida. Sim, triunfa, surge, é luz, vive. Esta Ressurreição Tua é um acontecimento concedido à comunidade para a alegria e o desfruto. Nós os cristãos estamos despertos ESPERANDO no meio da noite consagrada ao sonho. Temos um desejo enorme de encontrar-nos o quanto antes contigo, Jesus ressuscitado. Esta é uma noite iluminada pelo DIA: Cristo vive. Nosso homem velho morreu em nós; chegamos à beira da liberdade. Cristo vive; nós também vivemos contigo. A tumba que era Tua prisão se abre e sais ressuscitado.
Mas, este fato da ressurreição é graça para nós, só e exclusivamente graça. Tem Tu que sair ao encontro de teus desolados e desconsolados discípulos, para que possamos Te reconhecer e Te adorar. Vai diante no caminho; vai para encontrar-te com os teus. Só a partir deste encontro contigo podemos construir caminhos que sejam sinais de vida e esperança. Deus acompanhou-te, Jesus, durante toda a Tua caminhada. Agora Tu nos acompanharás com Tua ressurreição, que se converterá para nós no primeiro dia de uma nova criação, de uma história diferente. “Ressuscitou minha esperança!”. Aí, esta vai ser uma experiência de fé: te verão e experimentarão ressuscitado só os que creem.
Vive Senhor, não estás morto. Vive em Deus, Teu Pai. Vive em cada um dos que Te amam e seguem teu caminho. Vive Senhor. Vive na justiça e na bondade de todos os justos da terra. Vive, não estás morto! A vida não pode ser morta; a vida é mais forte que a morte. Tua morte, Jesus, é o triunfo sobre todos os que Te matam. Ensina-nos a proteger e cultivar contigo a vida, oferecendo a todos em nossas mãos bondade, pão e ternura. Vive Senhor, não estás morto! Queremos ser testemunhas de Alguém que vive. ”