Qualidades das ações do Programa Arboretum atraem atenção nacional e internacional
Basta observar ligeiramente as últimas atividades do Programa Arboretum para concluir que as atividades desenvolvidas estão conquistando a atenção de importantes entes nacionais e internacionais. Em um recorte temporal apenas do primeiro quadrimestre de 2022 podemos listar: Corregedoria Geral do Ministério Público, WWF Japão e Brasil e iniciativa RESTAURAccion do Serviço Florestal Canadense.
Visita da Corregedoria do MP
Em 10 de abril, o Promotor de Justiça, Fábio Fernandes, foi o anfitrião de um encontro entre Corregedoria Geral do MPBA, Promotores de Justiça e Arboretum. Além de uma apresentação feita por Dr. Fábio, em que dados técnicos foram destacados, o grupo realizou uma visitação ao local.
Representando a Corregedoria, estiveram os promotores Dr. Marcelo Guedes e Dra. Joana Philigret. Eles vieram para conhecer a metodologia considerada modelo e levar ideias para reaplicar em outros lugares.
WWF Japão em Teixeira de Freitas
Representantes do WWF Japão e Brasil estiveram na Base do Programa Arboretum de Teixeira de Freitas no dia 03 de maio, acompanhados pelo promotor Fábio Fernandes e por colaboradores do Programa Arboretum. Eles conheceram as instalações e as atividades desenvolvidas pelo Programa , onde puderam tirar dúvidas acerca de toda a logística de produção de mudas, coleta de sementes e plantios.
O Programa Arboretum trabalha conjuntamente com o WWF Brasil em um projeto, cujo objetivo é restaurar 12 hectares no norte do Espírito Santo, que por sua vez é financiado pelo WWF Japão. Entre as atividades, as representantes que atuam em favor da restauração florestal, puderam experimentar a castanha da sapucaia e pimenta-de-macaco, importantes espécies da Mata Atlântica.
Serviço Florestal Canadense
O Serviço Florestal Canadense foi um ator importante na realização do Projeto Florestas Culturais, que foi implantado para fomentar e resgatar usos e tradições vinculados à conservação e restauração da floresta biodiversa na paisagem, especialmente para comunidades tradicionais.
A restauração florestal associada ao uso sustentável de recursos foi a estratégia do projeto para promover a floresta na paisagem associada à segurança alimentar e ao desenvolvimento de uma economia florestal biodiversa.
A primeira etapa do projeto Florestas Culturais, executada entre janeiro e março de 2023, foi apoiada pela iniciativa RestaurAccion do Serviço Florestal Canadense no âmbito da Rede Latino Americana de Bosques Modelo e permitiu a implantação de 10,9 hectares de agroflorestas nas terras indígenas Maxakali e Pataxó, além de ações de capacitação, coleta de sementes e fibras, produção de mudas e intercâmbio cultural.
O Programa Arboretum
O Arboretum é um Programa interinstitucional que reúne entes pertinentes à pesquisa, à normatização e à extensão, em um ciclo que vai desde a coleta de sementes, produção de mudas e plantios para restauração e para uso sustentável de espécies florestais, numa estrutura de suporte técnico e logístico permanentemente vinculada às ações de campo.
O Programa é fruto de uma proposta do SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO, com apoio do IBAMA, viabilizado por meio de um TAC pelo MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA. O SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO coordena técnica e executivamente o Programa. As Coordenações Administrativa-Financeira e Científica estão à cargo, respectivamente, da Fundação José Silveira e da Embrapa Tabuleiros Costeiros.