Professor teixeirense se destaca no Concurso para Escritores Escolares da Fundação Pedro Calmon
Erivan Santana se destacou no 7º Concurso para Escritores Escolares, prêmio organizado pela Fundação Pedro Calmon com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, com o texto “Marcas, identidade e território”. O tema foi os “200 anos da Independência do Brasil na Bahia”. A premiação aconteceu paralelamente ao Encontro Estudantil que reuniu na Arena Fonte Nova, em Salvador, entre os dias 17 e 19 de dezembro, milhares de alunos dos 27 territórios de identidade do estado, com ênfase na educação, criatividade e talento.
Inspirados no tema “Arte, ciência e democracia: caminhos para a sustentabilidade”, os estudantes deram visibilidade a projetos estruturantes das unidades escolares, apresentados em feiras literárias, mostras científicas, visitas técnicas, performances artísticas, estações do saber e conexões em mídia e TV.
Além disso, destacaram-se também iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias sociais, encenações teatrais, apresentações de dança, música e atividades esportivas, fortalecendo o currículo escolar e potencializando a aprendizagem dos estudantes.
E o Núcleo Territorial de Educação – NTE 07 – fez bonito em Salvador representado pelos alunos da rede estadual de ensino em Teixeira de Freitas e, também, pelo professor e poeta Erivan Santana.
Na condição de professor-autor premiado, Erivan recebeu um notebook e uma caixa com dez exemplares de livros de literatura brasileira, com destaque para a produção baiana.
“Trata-se de uma iniciativa muito positiva do governo estadual, através da Fundação Pedro Calmon e da Secretaria Estadual de Educação, que, pela sétima vez, possibilita esse intercâmbio entre educandos e educadores da rede estadual de ensino”, afirmou Erivan.
Além de professor da rede estadual de ensino em Teixeira de Freitas, Erivan Santana é poeta e cronista e, como tal, ocupa a Cadeira 36 da Academia Teixeirense de Letras (ATL). Recentemente, ele foi empossado Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO).
Erivan publicou os livros “Para Ler um Poema” (2018), “Balada da Misericórdia na Primavera” (2022), “Tempos Sombrios: Instantâneos da Realidade” (2022) e “Cartas Teixeirenses, Ba” (2023), todos pela Lura Editorial.