PRF realiza palestras para motoristas do transporte escolar
Nesta sexta-feira, 28 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu mais uma ação educativa com o objetivo de apresentar as normas e as exigências legais que devem ser observadas pelos profissionais que atuam na área de transporte escolar. O encontro aconteceu no auditório da SEST/SENAT, em Eunápolis.
Estiveram presentes profissionais que executam atividades ligados ao trânsito, principalmente no âmbito do transporte escolar.
Durante a palestra foram abordados assuntos relacionados ao trânsito seguro e atitudes prudentes na condução de forma a prevenir e evitar acidentes. Foram elencadas também as principais infrações cometidas nesse tipo de transporte, no intuito de evitar transtornos para os gestores responsáveis pelos veículos como forma de garantir a segurança dos estudantes.
A qualidade do serviço depende da participação de cada um, seja os órgãos de fiscalização, motoristas, pais, estudantes, gestores de frotas, diretores de escolas, todos são responsáveis em proporcionar segurança no transporte. A PRF fará também fiscalizações específicas com o objetivo de detectar eventuais irregularidades na prestação do serviço de transporte escolar.
O que prevê a legislação
O condutor de transporte escolar deve ter ao menos 21 anos de idade, ser habilitado nas categorias D ou E e possuir curso específico para esse tipo de serviço, realizado por instituição credenciada pelo Detran.
Além da documentação regular, o veículo deve ter, entre outros itens, a autorização para o trânsito de transporte escolar afixada em local visível; faixa com a inscrição ‘escolar’ nas laterais e na traseira; registrador instantâneo de velocidade e tempo (tacógrafo); cinto de segurança em número igual à lotação do veículo e em perfeitas condições de uso; e pneus em bom estado de conservação.