Conscientização

Prefeitura de Teixeira juntamente com APAPTEA realizam 12ª caminhada de Conscientização do Autismo

Aconteceu na manhã deste sábado, 5 de abril, a 12ª edição da caminhada de conscientização ao Dia Mundial do Autismo em Teixeira de Freitas.

A caminhada é uma ação da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas em parceria com a APAPTEA – Associação de Pais, Amigos e Pessoas no Transtorno do Espectro Autista, e este ano teve como tema ‘Informações gera empatia, empatia gera respeito’.


Para Brenda Souza, presidente da APAPTEA, “esse momento é um marco na história da APAPTEA, pois é a primeira caminhada que nós organizamos, já é uma tradição na cidade, mas pra nós, por ser o primeiro ano como organizadores tá sendo uma emoção diferente. Os principais objetivos da campanha são: Conscientizar a população sobre o autismo, dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas com TEA e Construir uma sociedade mais inclusiva” destacou.

Keliana Amorim teve diagnóstico recente de seu filho Bento com autismo, e participou pela primeira vez da caminhada “pra mim é ainda tudo muito novo, pois meu filho foi diagnosticado recentemente, mas vejo a importância de eventos como este, pois traz informações pra mim como mãe atípica, e principalmente para a sociedade que vão lidar com nossos filhos” relatou.

O Vice Prefeito Matheus Guerra, que participa da caminhada há 5 anos consecutivos, ressalta a importância desta ação e destaca ter sido a maior caminhada que já participou.

O prefeito Marcelo Belitardo, também esteve presente na 12ª caminhada em conscientização do autismo “este é um evento muito importante, uma realização da Prefeitura Municipal, em parceria com as famílias da APAPTEA, e o que a gente busca aqui hoje é a conscientização da população, para que todos entendam que existe o autismo, que ele tem graus diferentes, e que merece uma atenção especial, não só do poder público mas de toda sociedade, na escola, na fila do supermercado, na farmácia, ou seja, a inclusão deve ser em todo lugar” expressou.

O evento reuniu um número expressivo de pais, crianças, adolescentes, representantes do poder público e a comunidade em geral neste ato de amor e inclusão.