Cidadania

Prefeitura de Medeiros Neto oferta cursos de capacitação aos profissionais que estão atuando no atendimento às vítimas das inundações

12/01/2022 - 15h16Por: Ascom

A Prefeitura Municipal de Medeiros Neto, recebeu na terça e quarta-feira feira (28 e 29), a equipe da Cruz Vermelha Nacional, para uma capacitação dos profissionais que estão na linha de frente acolhendo, amparando e direcionando as famílias e comerciantes afetados pela inundação.

Entre as autoridades presentes estavam a secretária de Saúde, Júnia Garcia, o professor Dr. Leandro Garffo da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, bem como, a técnica Alessandra Oliveira, e o técnico Flávio Cunha, ambos da Cruz Vermelha Brasileira e demais autoridades.

A capacitação foi destinada aos ACS e ACE, enfermeiras, médicos e técnicos de enfermagem, das unidades básicas de saúde e também aos servidores da Assistência Social (que estão atuando de forma multidisciplinar).

As equipes receberam capacitações para Aplicações das Técnicas de Escuta Qualificada e Primeiros Socorros, os profissionais buscaram de forma dinamizada e lúdica levar aos profissionais que estão atuando nas tratativas decorrentes das inundações ocorridas no município (a primeira no dia 09/12 e a segunda no dia 22/12).

Foram apresentados aos profissionais envolvidos a forma correta de ofertar aos afetados, um apoio psicossocial, através de uma escuta sensível, focada no acolhimento e devolutivas aos mesmos quanto às suas necessidades.

A escuta qualificada faz parte do protocolo de atendimento prestado às populações em situações de desastre, como o ocorrido em nosso município, afetando mais de 1.000 pessoas, deixando-as desabrigadas, desalojadas e isoladas, em função do transbordamento dos rios Água Fria e Alcobaça.

Além da capacitação para escuta sensível, os membros da Cruz Vermelha prepararam os participantes, para os primeiros socorros aos pacientes vítimas de desastres. Técnicas como reanimação de paciente vítima de parada cardiorrespiratória RPC, fraturas, engasgamento, sangramento, queimaduras, traumatismo craniano, picadas de animais peçonhentos, além de primeiros socorros psicológicos.

Ao final dos módulos apresentados, todos os profissionais envolvidos, expressaram grande satisfação quanto as ofertas dos cursos, pois segundo eles, se sentiam mais seguros para prestar um melhor atendimento, no manejo de vítimas de desastres.

O trabalho da Cruz Vermelha não para por aqui, nos próximos 120 dias estarão instalados no nosso município, dando suporte técnico e social a todas as famílias afetadas pelas enchentes.


Deixe seu comentário