Polícia Civil prende autor de extorsão e furtos em Nova Viçosa

A Polícia Civil cumpriu os mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar expedidos pela Vara de Jurisdição Plena de Nova Viçosa (TJBA), no âmbito do Processo nº 8002457-50.2024.8.05.0182, contra Emerson Alves Soares, de 19 anos, acusado de furto e extorsão. A ação integra a terceira fase da Operação Apáti, que busca coibir crimes patrimoniais no município.
Até o momento, foram registrados nove boletins de ocorrência relacionados a Emerson, que também é investigado em quatro inquéritos instaurados pela Delegacia Territorial de Nova Viçosa. Além dos crimes patrimoniais, ele é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas.
Emerson teria praticado furtos principalmente no período noturno, incluindo dois furtos ao Mercado do Peixe, onde danificou três freezers ao retirar a tubulação de cobre dos equipamentos. Ele também é acusado de invadir residências para subtrair celulares e dinheiro.
Após sua identificação, a autoridade policial representou pela prisão preventiva, que foi deferida e executada no último dia 20 de dezembro. As investigações continuam, com o objetivo de apurar a participação do suspeito em outros delitos registrados na cidade.
Durante a busca domiciliar, os policiais apreenderam uma porção de maconha, que foi encaminhada para perícia criminal.
O investigado foi levado para a custódia na Delegacia de Teixeira de Freitas, onde passou por exame de lesões corporais e, em seguida, foi transferido para o presídio, onde permanecerá à disposição da Justiça.