Polícia Civil de Itamaraju prende suspeito de homicídio após exame de DNA comprovar envolvimento

Davi Lourenço Santos
Na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro, a Polícia Civil de Itamaraju cumpriu um mandado de prisão preventiva contra Davi Lourenço Santos, de 27 anos, apontado como um dos autores do homicídio de Uanderson da Conceição, ocorrido em 29 de julho de 2023. O crime aconteceu dentro da residência da vítima, na Rua Mantiqueira, bairro Itatiaia, em Itamaraju.
Segundo depoimentos, na noite do crime, três indivíduos invadiram a casa arrombando o cadeado. A companheira de Uanderson, que estava na residência com o filho do casal, de um ano, conseguiu se esconder dentro do guarda-roupas. Por uma fresta, testemunhou o momento em que a vítima tentou se defender com um facão, entrando em luta corporal com os agressores, mas acabou sendo morto a tiros.
A testemunha revelou ainda que Uanderson vinha recebendo ameaças de morte de pessoas ligadas ao tráfico de drogas, que suspeitavam que ele estaria delatando pontos de venda de entorpecentes. Apesar das advertências da companheira, ele se recusou a mudar de residência.
No dia seguinte ao crime, a Polícia Civil foi informada sobre um indivíduo que havia dado entrada no Hospital Municipal de Itamaraju com ferimentos causados por arma branca, no mesmo horário aproximado do homicídio. O fato levantou suspeitas de que ele poderia estar envolvido no crime. O homem foi identificado como Davi Lourenço Santos, que, acompanhado de seu advogado, negou qualquer participação e alegou ter sido vítima de um assalto na BR-101 naquela madrugada.
Porém, diante das contradições em seu depoimento, a Polícia Civil solicitou um exame de DNA, comparando amostras de sangue encontradas na residência da vítima com material genético de Davi. Mesmo com a recusa do suspeito em fornecer material biológico, a análise foi realizada a partir das gazes usadas em seu atendimento médico. O laudo pericial confirmou que o sangue no local do crime pertencia a Davi, desmentindo sua versão dos fatos.
Com a confirmação do envolvimento de Davi no homicídio, a Justiça decretou sua prisão preventiva. O mandado foi cumprido nesta terça-feira no Conjunto Penal de Itabuna, onde ele já estava preso por outros crimes.
Davi foi capturado em flagrante no dia 10 de janeiro de 2025, na cidade de Ilhéus, por envolvimento em um roubo de carga ocorrido em Teixeira de Freitas. Além disso, também responde a um mandado de prisão preventiva por um homicídio registrado em Alcobaça, em 2024.
A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar e prender os demais envolvidos no homicídio de Uanderson da Conceição.