Pesquisa de historiadora teixeirense na Universidade do Paraná aborda aprendizagem através do Youtube
Gabrielle Rodrigues da Silva, 26 anos, natural de Teixeira de Freitas-BA, está fazendo mestrado em História Pública na Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR).
Em sua pesquisa, Gabrielle investiga se é possível acontecer a aprendizagem histórica através de vídeos postados no YouTube, a pesquisa nasce de sua curiosidade acerca da qualidade desses vídeos que são tão comuns na nossa cultura atual, sendo usados com a finalidade de aprendizado e para perceber se esse aprendizado realmente ocorre.
A historiadora que é formada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) campus X de Teixeira de Freitas e se mudou para o Paraná com o propósito de continuar a sua formação em História, conta sobre a sua pesquisa e como ela pode colaborar para o uso de recursos digitais no ensino de história.
“Acredito que é muito importante pesquisas que abordem essas plataformas digitais como o YouTube, que estão inseridas em nossa sociedade e que também estão sendo usadas pelos estudantes para aprender, a intenção é ver se isso é realmente possível.” – Afirma a historiadora.
Em sua pesquisa, a Gabrielle busca se é possível haver aprendizagem histórica em vídeos que ensinam história no YouTube, para isso ela vai analisar os comentários de um dos canais mais bem sucedidos do Brasil que ensinam história nesta plataforma que é o Canal Se Liga- ENEM e vestibulares.
Ela disse que escolheu os vídeos sobre a ditatura civil-militar no Brasil para realizar essa pesquisa por se tratar de um tema que possui muitas visualizações e comentários.
“Eu escolhi pesquisar o Canal se liga- ENEM e vestibulares, pois possui muitos vídeos sobre a ditadura civil militar no Brasil, bem detalhados e divididos por presidentes, sem conter uma explicação rasa ou superficial, com muitos comentários, o que vai me ajudar na pesquisa. A forma que o Walter Solla conduz os vídeos, dialoga com o público escolar, ele faz de uma forma engraçada que além de ensinar, entretém o espectador.” – diz a historiadora.
Essa pesquisa está sendo conduzida no Programa de Pós-Graduação em História Pública da Universidade do Estado do Paraná em Campo Mourão, pois, esta pesquisa investiga algo que é feito de um historiador para o grande público. A pesquisa se encontra nas etapas iniciais e poderá ser acessada pelo grande público no ano que vem através do repositório da Universidade.