Operação Vita: PRF mapeia pontos críticos de acidentalidade nas rodovias do extremo sul
A Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Eunápolis iniciou, no dia 21 de novembro, a Operação Vita. O objetivo foi diagnosticar pontos críticos de acidentalidade nas rodovias federais que cortam o estado.
As inspeções, encerradas no último dia 9 de dezembro, fazem parte do Projeto Nacional de Redução de Mortes (PNRM) da instituição, que contém uma série de medidas e ações a serem implementadas para garantir a fluidez e a segurança no trânsito.
Os acidentes de trânsito são, por natureza, eventos complexos causados por um somatório de fatores que ocorrem simultaneamente e contribuem em maior ou menor grau para sua ocorrência. Desse modo, fatores como condições ambientais adversas (chuva, neblina, etc.), condições do pavimento, sinalização e geometria da via foram tecnicamente observados.
Fatores humanos nesses locais, como estacionamento/parada irregular, velocidade incompatível, consumo de bebida alcoólica, conversões em locais proibidos, ultrapassagens indevidas, travessia irregular de pedestres e outras infrações que atuam como potenciais causadoras de acidentes também foram consideradas no diagnóstico.
As inspeções técnicas viárias foram desenvolvidas por agentes integrantes do Grupo de Investigação de Acidentes de Trânsito (Giat), que no trecho que engloba as cidades do extremo sul é composto por 14 policiais, que atuaram por cinco dias em campo, e conduziram uma espécie de “raio-x” que foi realizada em 595 quilômetros nas rodovias federais BRs 101, 367 e 418, nos quais foram diagnosticados e inspecionados 220 pontos críticos:
• BR-418: 62 pontos críticos;
• BR-367: 11 pontos críticos;
• BR-101: 147 pontos críticos.
O trabalho é continuado, pois, encerrada a Operação Vita, a PRF iniciará a análise desse mapeamento e diagnóstico. O relatório final, que deve ser apresentado em breve, irá nortear as ações de prevenção de acidentes, assim como otimizar as ações de fiscalização e educação para o trânsito.
Além disso, a instituição disporá de um levantamento técnico que possibilite, inclusive, sugerir melhorias na infraestrutura viária aos órgãos de parceiros também responsáveis pela garantia da fluidez, segurança no trânsito e preservação da vida.