O Sábado de Aleluia e a tradição de malhar Judas, veja no especial

O Sábado de Aleluia é o dia da malhação de Judas, tradição em todo o país, trazida por espanhóis e portugueses para toda a América Latina. A tradição manda criar um boneco de pano e surrá-lo, há lugares que colocam o boneco na porta de alguém que a população acha merecer o título.
Nos relatos bíblicos, Judas Iscariotes, que integrava o grupo de apóstolos de Jesus, foi o responsável por entregar Cristo aos soldados que o levaram para ser crucificado. Judas indicou Jesus com um beijo no rosto. Pela traição, o apóstolo recebeu 30 moedas de prata. A passagem bíblica marca um dos maiores casos de traição da história da humanidade e, por isso, faz os cristãos, anos após ano, reviverem a cena.
Sábado de Aleluia
Na tradição católica, os fiéis também celebram hoje o sábado de Aleluia. Nas missas, o clima triste, que na Sexta-feira Santa marcou a morte de Cristo, dá lugar às festividades que anunciam ressurreição de Jesus, que será comemorada pelos católicos amanhã, no domingo de Páscoa. Depois, os católicos se preparam para a festa de Pentecoste, data que marca os 50 dias após a Páscoa e os fieis católicos relembram a vinda dos Espírito Santo sobre a igreja.