O poder da internet na comunicação atual

A internet permite que nos comuniquemos tanto com pessoas próximas de nós geográfica ou tematicamente, como membros de um grupo de WhatsApp de condomínio, como com aquelas mais distantes. Assim, podemos descobrir nas redes sociais pessoas e organizações interessantes das quais, de outra maneira, nunca ficaríamos cientes.
Essa capacidade de expandir nossos horizontes é um dos aspectos mais belos das redes sociais. Assim como nos inteiramos do que outras pessoas fazem, podemos inteirá-las do que nós fazemos ou pensamos. Podemos fazer isso, por exemplo, compartilhando experiências nossas ou promovendo ideias, produtos e serviços. Isso pode ser feito com textos e/ou imagens.
Algumas redes sociais podem ser mais propícias ao uso de fotos, quando você pode lançar mão dos recursos de recortar imagem, enquanto outras são mais propícias à comunicação na forma de textos. Ademais, é provável que redes sociais diferentes congreguem entre si segmentos diferentes da sociedade. Essas e outras distinções podem ajudá-lo a decidir que plataformas usar, quais delas servem melhor a que interesses seus e em quais delas compartilhar quais conteúdos.
Editar imagens é uma das formas mais comuns de se comunicar com os usuários nas redes
No caso das imagens, é útil que você possa editá-las com a finalidade de adequá-las às suas necessidades. Editores de fotos como o Adobe Express, cujo acesso é gratuito, possuem recursos que o ajudam a conseguir os resultados que deseja.
Um exemplo de recurso interessante de edição é o que permite recortar imagem, pois ele permite eliminar elementos supérfluos ou deletérios, concentrar a atenção dos observadores nos objetos principais da imagem, modificar a relação entre os elementos dela e dar-lhe um novo formato que seja mais interessante ou se encaixe melhor no layout.
Enfim, o recurso de recortar imagem de editores de fotos em editores de fotos como Adobe Express é bastante versátil. Ele pode ser usado em um amplo leque de imagens com a finalidade de obter uma grande quantidade de objetivos.
No entanto, essa e outras possibilidades dos editores de fotos dependem, para o seu melhor uso, de atuação criteriosa do usuário. Ele precisa entender o que deseja realizar e que tipo de imagem tem melhores chances de alcançar esse resultado.
Além de selecionar de maneira judiciosa as imagens a usar (que podem ser encontradas, por exemplo, em bancos de imagens online ou em acervos como o do Adobe Express), é necessário escolher que mudanças operar nelas. A interação de cores, formas, posições e luminosidade deve ser levada em conta.
A possibilidade de recortar a imagem dá-lhe a chance de moldá-la de maneira a ilustrar os conceitos ou dar corpo aos sentimentos que pretende compartilhar.
Diferentes escolhas de edição, inclusive de recorte de imagem, podem comunicar diferentes ideias e criar diferentes impressões. A foto de uma pessoa em uma imensidão, que transmitiria solidão, insignificância ou liberdade, pode ser cortada até comunicar abarrotamento, soberba ou claustrofobia.
É fato indiscutível que, trabalhada de maneiras diferentes, a mesma imagem pode comunicar cuidado ou displicência, solenidade ou descontração. Nem tudo serve necessariamente aos seus propósitos e estar ciente disso é indispensável para a tomada de boas decisões.
Por consequência, se você deseja, em caráter pessoal ou profissional, compartilhar imagens, pense no efeito que deseja alcançar e que tipos de edição (se algum) deve fazer para ter boas chances de consegui-lo. Qual é o seu público? O que ele valoriza? O que quer que ele note e conclua?
Claro, em algumas ocasiões, a melhor mudança será mudança nenhuma. Por exemplo, em alguns casos, uma modificação poderia ser vista como pouco autêntica ou mesmo desonesta. Em outros, porém, seria puro exercício artístico ou publicitário, que busca novas ênfases e equilíbrios com o intuito de agradar ou convencer. Fazemos isso com as imagens assim como fazemos com as palavras.
Conclusão
A internet expandiu consideravelmente a nossa capacidade de comunicação com as outras pessoas, reduzindo consideravelmente o peso de limitações como a geográfica. Mesmo as distâncias linguísticas vêm sendo diminuídas por tradutores automáticos e dicionários online. O mundo vai ficando menor à medida que distâncias, físicas ou abstratas, vão se contraindo, mas nem por isso ele fica menos fascinante.
As imagens podem ser especialmente úteis para exemplificar as suas experiências ou as suas realizações, além de serem capazes de comunicar emoções de uma forma mais direta e impactante.
Os editores de fotos disponibilizam recursos que permitem efetuar nas imagens mudanças que as tornem mais adequadas à mensagem a ser transmitida. Um dos recursos que eles oferecem é o de recortar imagem, o qual, devidamente aplicado, pode transformar de maneiras surpreendentes as imagens. Por isso, vale a pena tirar algum tempo para testar esse e outros recursos e aprender a usá-los.