Novo aeroporto internacional no extremo sul; governo publica licitação
O edital de licitação para a construção e concessão do novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira, 17 de maio.
O projeto será realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), e a empresa vencedora da licitação. O novo terminal aeroportuário estará localizado em um terreno de aproximadamente 300 hectares, com pista de 3.000m x 45m, pátio de estacionamento de aeronaves com capacidade para até 27 aeronaves, terminal de passageiros com 48.000 metros quadrados, capaz de acomodar aeronaves de grande porte para voos domésticos e internacionais voos, hub regional e transporte de cargas. O investimento estimado para o projeto é de aproximadamente R$ 1,3 bilhão.
A próxima etapa da licitação será um leilão realizado em julho na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que definirá a empresa responsável pela administração do Novo Aeroporto Costa do Descobrimento por um período de 30 anos.
Além da construção do aeroporto, a empresa também será responsável pela adequação e melhorias do atual Aeroporto de Porto Seguro, localizado no extremo sul do estado. Após a conclusão do projeto, as operações serão transferidas para o novo aeroporto, e o Aeroporto de Porto Seguro será desativado.
A Costa do Descobrimento é um dos principais destinos turísticos da Bahia. Segundo o secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, a expectativa é que o novo aeroporto atraia mais turistas e fomente novos negócios na região. “A construção do aeroporto permitirá a expansão dos voos da malha aérea baiana, além de ligar a região à Europa e às Américas. Hoje, o Aeroporto de Porto Seguro é um dos mais movimentados regionais do Nordeste, mas devido ao crescimento urbano do entorno, não é possível ampliar a estrutura nem receber voos de outros continentes”, afirmou.