Celebreção

Campeonato estadual: abril completa um ano da final histórica entre Bahia e Bahia de Feira

15/04/2020 - 13h36Por: SulbahiaNews/Ascom

Em abril do ano passado, Bahia e Bahia de Feira se enfrentaram em uma das finais mais emocionantes dos últimos tempos no torneio estadual. O time da Série A contra a zebra da quarta divisão do nacional em um confronto muito disputado que encerrou com chave de ouro do campeonato baiano de 2019.

Como este é o mês que completa um ano do duelo decisivo que definiu o campeão, relembramos a trajetória das equipes até a decisão e a final em dois jogos.

Trajetória até a final: primeira fase dominante do Bahia de Feira

Apesar de não ter ficado com o título, foi um torneio inesquecível para o Bahia de Feira. Na primeira fase, o time terminou na primeira colocação geral e apresentou um ataque avassalador com 18 gols em nove jogos.

Marcando 16 pontos, o Bahia de Feira, comandado pelo treinador Quintino Barbosa, teve companhia do Atlético de Alagoinhas na primeira colocação, enquanto o favorito Bahia fechou a fase inicial na terceira colocação.

Na segunda fase, o Tremendão, como é conhecido o Bahia de Feira, encarou o Vitória da Conquista na semifinal e conseguiu avançar para a decisão após uma série de dois jogos bem apertada.

Já o Bahia enfrentou o Atlético de Alagoinhas na outra semifinal e teve vida fácil ao vencer no agregado dos dois jogos por 5 a 0.

Grande decisão: final emocionante na Fonte Nova e título do Bahia

Realizado no Joia da Princesa, no dia 14 de abril, Bahia e Bahia de Feira se enfrentaram em jogo válido pela primeira partida da decisão do estadual.

O Bahia de Feira saiu na frente com gol de Bruninho, mas os rivais conseguiram um empate valioso no segundo tempo com gol marcado por Rogério. Os mandantes quase obtiveram a vitória, mas o árbitro de vídeo anulou um tento do Tremendão.

Na partida de volta, uma Fonte Nova lotada com mais de 40 mil pessoas foi o grande palco da finalíssima do campeonato baiano. Um novo empate levaria a decisão para os pênaltis, mas o Bahia não decepcionou a torcida presente.

Antes da bola rolar na grande decisão, as probabilidades na casa de aposta esportiva Betway, por exemplo, estavam a favor do Bahia. Os mandantes confirmaram o favoritismo e abriram o placar com gol de Gilberto — foi o único tento em toda partida.

Os desafiantes ao título fizeram um duelo muito duro e tiveram a oportunidade de empatar no segundo tempo, só que Vitinho errou o pênalti e o Bahia de Feira não foi capaz de igualar no marcador.

Nos momentos finais da partida, o Bahia teve algumas chances de ampliar no marcador e sacramentar o título, mas não foi eficaz o suficiente para tal. Em um lance curioso, Arthur Caíke furou um chute na pequena área quando os mandantes tiveram a sua melhor oportunidade de anotar novamente.

Com a vitória por 1 a 0 na Fonte Nova que rendeu a conquista do estadual, o Bahia venceu o seu 48º título baiano e se solidificou ainda mais entre os maiores vencedores de campeonatos estaduais do país — o segundo na lista é o Internacional, com 45 triunfos no campeonato gaúcho.

O título baiano marcou o início do bom trabalho do técnico Roger Machado, que posteriormente realizou uma temporada de destaque na Série A. Ele conquistou o estadual com aproximadamente duas semanas de comando no Bahia e fez questão de “dividir” o título com Enderson Moreira, ex-treinador do Tricolor que começou 2019 à frente da equipe.

“15 dias de clube e parece que estou há uma temporada. Peguei uma equipe bem estruturado pelo Enderson. Enderson, essa conquista é tua. Sinta-se campeão também”, disse o técnico.

Vice-campeão, o Bahia de Feira foi o time mais premiado do estadual de 2019. O Tremendão contou com quatro jogadores na seleção do torneio, enquanto Quintino Barbosa foi reconhecido como melhor treinador.

Jair, goleiro e capitão do Bahia de Feira, ganhou a honraria de melhor arqueiro do campeonato. “Tenho orgulho de vestir a camisa do Bahia de Feira com esse grupo que foi montado, em que todos os jogadores procuraram fazer o melhor. Quando você joga com coletividade, o destaque individual vem no final da competição”, disse o veterano na celebração da premiação.

Além de Jair, o volante Jarbas e os laterais Van e Cazumba foram os outros jogadores do Bahia de Feira que entraram para a seleção do estadual.

O prêmio de melhor jogador de todo torneio ficou nas mãos de João Neto, atacante do Atlético de Alagoinhas. O atleta também foi o artilheiro da competição, com oito gols marcados.

Para 2020, o Bahia de Feira chegou a anunciar muitos reforços com o objetivo de repetir a excelente campanha do ano passado — entre os jogadores assinados, destaque para o pradense Marquinhos.

Outra temporada sem primeira divisão em Teixeira de Freitas

Vale ressaltar que o campeonato baiano de 2019 não teve jogos em Teixeira de Freitas, visto que o Portela não se qualificou para tal. A última vez que a cidade viu jogos regulares da elite do futebol estadual aconteceu em 2014, com algumas partidas que foram realizadas no Robertão.

Nos últimos anos, o Portela fez algumas boas campanhas na segunda divisão do estadual. Em 2016, por exemplo, a equipe chegou perto do título, mas perdeu a decisão para o Atlântico. Um ano mais tarde, o time teixeirense fez outro bom campeonato, mas uma sequência ruim no final minou as chances acesso.

Para a temporada de 2020, o Portela confirmou a participação na segunda divisão do estadual ao lado de times como Canaã, Jequié, Barcelona de Ilhéus, Colo Colo, Unirb e Galícia.


Deixe seu comentário