ambiente
Mudas plantadas do Viveiro Educador são monitoradas na nascente de rio em Ibirapuã
Após a doação de mil mudas de espécies nativas para a Bahia Etanol (BEL), no mês de julho, por meio do Projeto Viveiro Educador, a equipe ambiental da Embasa retornou às áreas de nascentes de rio de Ibirapuã para realizar o monitoramento e avaliar o desenvolvimento das plantas já crescidas, reforçando o comprometimento da empresa pública com a preservação ambiental.
Retiradas de espécies como cajueiro, pau-brasil, ipê, aroeira, jatobá, entre outras, as mudas foram aplicadas no reflorestamento e recuperação de áreas degradadas às margens do córrego Jequitibá, localizadas em propriedades do fornecedor de cana da Bel, a Agro Unione, no município de Ibirapuã.
Durante a visita técnica, a equipe da Embasa examinou mais de cinco nascentes do córrego em que o plantio foi realizado. O coordenador do Viveiro Educador de Mucuri, Rafael Miguel, destacou a importância da manutenção dos brotos. “O processo de plantio é relativamente simples, mas o verdadeiro desafio é manter as mudas vivas e saudáveis para que cumpram seu papel na ação de proteção do manancial”. A dedicação da BEL ao processo também foi evidenciada. “Ficamos satisfeitos ao ver o cuidado com as mudas e com a revitalização das áreas sem vegetação. Esse trabalho contribui diretamente para a proteção do manancial e para a qualidade do ambiente local”, afirmou.
A parceria entre as empresas começou depois que o coordenador do Comitê de Gestão Ambiental da Embasa, Marcos Emílio, apresentou o Viveiro Educador aos representantes da BEL, que demonstraram grande interesse e entusiasmo para implementar uma ação de recuperação ambiental. Segundo o Diretor da BEL, Deuir Lima, “na Bahia Etanol, a sustentabilidade é parte de nossas ações. A doação de mudas pela EMBASA e o apoio da Agro Unione fortalece nossa responsabilidade com o meio ambiente”.
A responsabilidade pelo plantio e manutenção das mudas ficou a cargo da Agro Unione e do seu representante, Luiz Lúcio Mendonça, Diretor Agrícola. Após o monitoramento, os representantes da Embasa verificaram que cerca de 85% das mudas sobreviveram e estão se desenvolvendo adequadamente. As árvores plantadas ajudarão a proteger o manancial ao fortalecer o solo, prevenindo o assoreamento do córrego e reduzindo a erosão nas margens.
O sucesso da iniciativa é um exemplo de boas práticas de responsabilidade socioambiental que podem ser replicadas em outras áreas de produção de cana-de-açúcar na região. “Desejamos expandir essa ideia para outros fazendeiros que possuem nascentes dentro da área de cultivo”, declarou Luiz Lúcio.
Viveiro Educador | Iniciativa ambiental da Embasa que tem o propósito de contribuir com a proteção das nascentes e dos mananciais de abastecimento com a revegetação de áreas, considerando a responsabilidade socioambiental da empresa diante da sociedade e a obrigatoriedade no cumprimento das exigências legais. A Embasa possui atualmente 13 viveiros com capacidade média de produção anual de mais de 25 mil mudas. No extremo sul baiano, o viveiro fica localizado no município de Mucuri.