Morre o tenente-coronel Belcorígenes, primeiro comandante da PM e primeiro delegado de Teixeira
A Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia divulgou na manhã desta segunda-feira, 22 de março, uma nota de pesar pelo falecimento do tenente-coronel Belcorígenes de Souza Sampaio, em Salvador.
O oficial de 71 anos, era o único aluno fundador do Colégio da Polícia Militar na Bahia ainda vivo. Natural de Petrolina, Pernambuco, o militar, advogado e professor, foi o primeiro comandante da Companhia – PM em Teixeira de Freitas, onde também foi nomeado o primeiro delegado circunscricional da cidade.
Ainda em Teixeira, ele comandou o extinto 13º Batalhão de Polícia Militar. Belcorígenes também foi nomeado delegado especial para atuar nas cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Caravelas, Prado, Alcobaça, Nova Viçosa e Mucuri. Criou as companhias PM de Eunápolis, Porto Seguro e Medeiros Neto.
Foi Oficial do 1º Encontro dos Militares Evangélicos da 2º Cia do 3º BPM em Cachoeira de Itapemirim, Espírito Santo. Atuou no Rotary Club de Teixeira de Freitas. Foi presidente por 3 anos consecutivos da ABESBA – Associação Batista do Extremo Sul da Bahia que abrangia 17 municípios, com mais de vinte e cinco igrejas filiadas.
A causa da morte e informações sobre o sepultamento do tenente-coronel não foram divulgadas.