Mais uma batida no trânsito de Itamaraju: Cidade com quase 30 mil veículos tem alto índice de acidentes e situação preocupa
Itamaraju registrou mais um acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro. A colisão, ocorrida no cruzamento entre as ruas Presidente Médici e Acre, resultou em ferimentos graves a um motociclista.
Este é o segundo acidente envolvendo carro e moto em menos de uma semana, evidenciando o aumento das ocorrências no trânsito do município. Embora os dados precisos sobre o número de acidentes não tenham sido divulgados, é amplamente reconhecido que Itamaraju enfrenta um índice elevado de acidentes, muitos com consequências graves ou fatais.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), até julho de 2024, a frota de veículos cadastrados em Itamaraju era de 28.935. Entre eles, 11.357 motocicletas, 9.320 automóveis e uma diversidade de veículos como caminhões, ônibus e caminhonetes. Considerando os últimos seis meses, é possível que esse número esteja ainda mais próximo dos 30 mil veículos.
Apesar da presença de semáforos e radares em algumas vias da cidade, a imprudência dos condutores foi apontada como uma das principais causas dos acidentes, segundo relatos de moradores. “Muitos motoristas e motociclistas não respeitam as sinalizações e os limites de velocidade, o que acaba colocando todos em risco”, disse um morador da região central da cidade.
A reincidência de acidentes de trânsito em Itamaraju acende um alerta para a necessidade de medidas mais rigorosas, como fiscalização intensiva e campanhas educativas voltadas para o comportamento no trânsito. Enquanto isso, a população continua sendo afetada pela insegurança em vias que deveriam garantir a segurança de todos.