2022
Lula vence Bolsonaro no 2º turno e volta à presidência do Brasil
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva, (PT), foi eleito Presidente da República no pleito eleitoral 2022 deste domingo, 30 de outubro.
Com 98,81%% das urnas apuradas, Lula vence o candidato Jair Messias Bolsonaro do Partido Liberal (PL), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Trajetória
Lula voltou ao jogo eleitoral por decisão do STF, após a anulação das condenações do ex-presidente pela Justiça Federal do Paraná, a mesma que abrigou por mais de 20 anos o ex-juiz Sérgio Moro. Lula atraiu o ex-governador Geraldo Alckmin para ser seu vice representando o PSB. A articulação incluiu a desfiliação de Alckmin do PSDB, sigla que ele ajudou a fundar e que costumava ser grande rival do PT.
O petista conseguiu compor a maior coligação da corrida presidencial. Além do PSB, PV e PC do B (que fecharam uma federação com o PT), o grupo inclui Solidariedade, PSOL, Rede e Avante.
Plano de Governo
O plano entregue pelo candidato afirma que ele tem compromisso com a defesa da igualdade, da democracia, da soberania e da paz. Também é compromisso de Lula buscar o desenvolvimento econômico sustentável, a justiça social, bem como reconhecer a diversidade. Com o objetivo de “recolocar os pobres e os trabalhadores no orçamento”, Lula pretende, segundo seu programa de governo, “revogar o teto de gastos e rever o atual regime fiscal brasileiro”.
O candidato chama o atual modelo de disfuncional e sem credibilidade. Lula propõe, ainda, fortalecer e modernizar a estrutura produtiva por meio da reindustrialização e do fortalecimento da produção agropecuária.