Itamaraju segue em crescimento e tem atraído investimento de empresários para a região

Localizado no centro dos 21 municípios que compõem as regiões das costas do descobrimento e das baleias, no sul da Bahia, região habitada por 830 mil consumidores. Itamaraju é um dos maiores município da região sendo atravessado pela BR 101, BAs 284 e 489.
O Monte Pescoço, cartão postal do município é situado nas proximidades da maior e mais antiga árvore de Pau-Brasil já descoberta, e atrai visitantes para a prática do turismo agroecológico, pois é rodeado de empreendimentos agropecuários ligados a diversas atividades do agronegócio (cacau, café conilon, mamão, pimenta do reino, hortaliças, cereais, etc.) e gado. Sendo o detentor do maior rebanho bovino da Bahia.
Por ter uma atividade agrícola diversificada a renda per capita Itamarajuense é de R$ 13.000,00 e o PIB municipal estimado para 2021 é de 805 milhões de reais. Esses números fazem com que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) seja de 0,627 e o tempo de vida médio de 71 anos.
A gestão do médico cirurgião Marcelo Angênica, reeleito para mais 4 anos, reorganizou e mantém em equilíbrio as finanças municipais. Em 2020 o gasto com pessoal é de apenas 54,29% da receita líquida do município sobrando mais recursos para saúde, que neste ano recebeu até outubro 21,53% da receita, e educação cujos investimentos atingiram 17,87% da mesma receita líquida.
O planejamento da gestão permitiu Itamaraju atravessar as recentes crises econômicas investindo no bem-estar da população. Desde 2017, mais de 35 milhões de reais foram investidos em pavimentação de 100 ruas, recuperação de estradas e pontes vicinais, implantação e revitalização de áreas de esporte e lazer, entrega de 5 novas unidades de saúde, instalação da escola do SENAR, além de reformas nas escolas municipais. Investiu-se ainda em redes pluviais de coleta de água em várias ruas, e ainda sobrou recursos para investir na cultura.
Em 2020 a gestão atual inaugurou uma ampla área de 212.000 m² para um referencial parque industrial e tecnológico, com fácil acesso e toda infraestrutura necessária (pavimentação asfáltica, água, energia e internet) para receber seu empreendimento de sucesso. Outros 40 milhões estão previstos para serem investidos entre 2021 e 2024, por exemplo em meio ambiente, na revitalização da lagoa do jacaré e construção de ciclovias.
Devido a esse equilíbrio, bancos e as empresas Fibrasa, Café Norte, Supermercados Rondelli e Super Pão, Sipollati, Cacau Show, Móveis Simonetti, Blend Coffee já se instalaram em Itamaraju, e outras empresas estão vindo para o município.