ambiente
Inusitado: Elefante-marinho é flagrado no Rio Cachoeira e atrai curiosos
Um elefante-marinho foi avistado nadando nas águas do rio Cachoeira, entre Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, nesta quinta-feira, 31 de outubro. A descoberta chamou a atenção de moradores e atraiu o olhar de especialistas. De acordo com o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), o animal é um macho jovem, pesando cerca de 300 kg.
O habitat natural do elefante-marinho é bem diferente do cenário encontrado. A espécie normalmente vive nas águas geladas da Antártida e também possui colônias na Argentina, em regiões com geleiras. Por isso, a principal hipótese é que o animal tenha vindo da Argentina até o Brasil, possivelmente levado por correntes marítimas.
Monitoramento e mudanças climáticas
O IMA está monitorando o elefante-marinho com apoio de órgãos ambientais, e explica que, com as mudanças climáticas, encontros desse tipo têm sido mais comuns. No litoral brasileiro, especialmente na Bahia, o número de registros de elefantes-marinhos aumentou. Em maio deste ano, por exemplo, outro animal da espécie foi encontrado em Ituberá, no baixo-sul do estado. Em um episódio inédito, uma fêmea deu à luz um filhote no litoral de Santa Catarina, indicando a expansão da espécie para além dos territórios tradicionais.