Veja

Integrative 360: veja motivos para deixar a preguiça de lado e treinar no inverno

14/07/2023 - 08h21Por: SulbahiaNews

Treinar, nadar, dançar, praticar lutas ou esportes… você prefere fazer essas atividades em um dia ensolarado ou nublado? Se você prefere o calor, não se desanime com a chegada do inverno, porque há vários benefícios em treinar no inverno e a Integrative Studio 360 listou alguns pra você.

Treinar no frio é um verdadeiro desafio para quem mora em países tropicais, como o Brasil. O frio típico do inverno faz o corpo pedir por recolhimento, cobertas e comidas calóricas. Mas é justamente nesta época que a realização de exercícios regulares pode fazer a diferença. As vantagens vão desde o aumento do gasto calórico no treino a efeitos positivos sobre o sistema imunológico.

5 BENEFÍCIOS DE TREINAR NO FRIO

1) Aumento do gasto calórico

Fazer exercício no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias. É o que garante o pesquisador Luis Carlos Oliveira, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs). Segundo o especialista, o clima mais ameno leva o corpo a precisar queimar mais calorias para manter-se aquecido.

2) Auxílio na manutenção do peso

Nos dias frios costumamos ingerir alimentos mais calóricos para manter a temperatura corporal. Assim, manter a prática de exercícios físicos no inverno auxilia na manutenção do peso, que costuma ser mais difícil nessa época do ano.

3) Maior conforto ao treinar

Para quem pratica atividades de alto impacto, as temperaturas altas podem gerar desconforto devido ao excesso de transpiração. Já os dias frios podem deixar esse tipo de exercício mais confortável, uma vez que suamos menos no inverno.

4) Melhora do humor

Treinar aumenta a produção de substâncias que melhoram o humor e o bem-estar e isso pode ser ainda mais importante no inverno, devido aos dias menos iluminados.

Quando há uma baixa de luminosidade, há uma quebra na produção de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade, que afeta o humor. E quanto menos serotonina, maior a tendência para a tristeza e depressão. Assim, é importante estimular a produção de serotonina através da atividade física.

5). Se exercitar no inverno aumenta a hidratação corporal

Além de o suor ser menos intenso durante o inverno, a atividade física durante a estação aumenta no sangue a quantidade de plasma (composto de 90% de água). Ou seja, ao contrário do verão, em que corremos muito risco de desidratação, podemos nos hidratar mais ainda no inverno com a manutenção dos treinos.

Vantagem bônus: treinando no inverno você se mantém firme no processo em busca dos objetivos que tem em mente, de como deseja estar no próximo verão.

O Studio fica localizado na rua José do Patrocínio, 174, São Lourenço (atrás do Posto Gef). entre em contato através do (73) 9982-3762.


Deixe seu comentário