Indígena é detido com armas e munições durante ação do Batalhão de Choque em Prado
O indígena Mário Machado de Oliveira, de 70 anos, natural de Itamaraju, residente na Aldeia Nova, próximo ao povoado de Palmares, em Prado, foi apresentado na noite desta quinta-feira, 2 de fevereiro, no Plantão Regional da Polícia Civil de Teixeira de Freitas.
De acordo com as informações, o Batalhão de Choque da PM realizava uma ação na Fazenda Sacola, extensão da Fazenda Nedila, próximo ao povoado de Palmares, onde ocorreu uma invasão no último dia 2, quando flagraram o indígena com uma espingarda de uso permitido, calibre 32, municiada.
Os policiais também encontraram escondidas entre as folhagens, em uma plantação de café, outras duas armas de fogo, uma espingarda calibre 12 e uma espingarda de repetição calibre 45.
O indígena suspeito foi conduzido para o plantão da 8ª Coorpin em Teixeira de Freitas. Após oitiva, o delegado plantonista, Manoel Andreetta, instaurou um inquérito regular, devido à sua idade avançada e aparente problema de saúde.
O suspeito alegou que a espingarda apreendida em seu poder é produto de herança de família, recebida após a morte do seu pai, e que ele a escondeu para que não fosse subtraída. O delegado Manoel Andreetta liberou o Mário e o procedimento foi encaminhado para o município de Prado para continuidade das investigações.
Os objetos apreendidos foram, sete munições de calibre 12 (intactas); 13 (treze) recipientes contendo pólvora, chumbo e espoletas; uma espingarda modelo 151; numeração 1182018; cinco munições 556 deflagradas; cinco munições .44 (intactas); uma espingarda .32; uma carabina (rifle) 44, de numeração 692911b; duas munições .44 (deflagradas); três munições calibre 12 (deflagradas); 11 munições .32 (intactas) e uma munição .380 (intacta).