Manchete

I Fórum de Desenvolvimento do Extremo Sul promete impulsionar a região

18/05/2023 - 11h10Por: SulbahiaNews

O auditório da Faculdade Anhanguera foi palco, nesta quarta-feira, 17 de maio, do 1º Fórum de Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia (Adex) para celebrar o aniversário de implantação do Sebrae em Teixeira de Freitas.

Estiveram presentes o prefeito dr. Marcelo Belitardo, secretários municipais, representantes do Legislativo, imprensa, integrantes da classe empresarial e dos demais municípios da região.

Primeiro, vamos falar sobre o que é Adex, a Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul, cuja presidente é a empresária Cleide Ferreira. A Adex é uma entidade articuladora que irá promover resoluções de problemas na região, beneficiando os municípios, sempre em parceria com as prefeituras municipais.

Ela é resultado do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) iniciado em Teixeira de Freitas ainda em 2022. Os encontros do programa reuniram representantes do poder público, das entidades privadas e do terceiro setor que participaram de uma formação com a finalidade de levantar gargalos, oportunidades e busca por soluções com foco em eixos específicos para o desenvolvimento da região. Como fruto desses encontros, foi criada a Agência de Desenvolvimento do Extremo Sul – Adex.

Para Marco Dantas, coordenador estadual do Líder, “o Programa Líder é vitorioso, ele não é um curso e nem um treinamento. Ele é um programa que se iniciou em janeiro do ano passado, teve seu lançamento ao público em junho do ano passado, e, agora, um ano depois está tendo sua culminância”.

“Esse programa pega pessoas com histórico de vida, pessoas que que foram escolhidas a dedo para compor um grupo seleto de líderes que, durante 1 ano, pensaram e estudaram o território do Extremo Sul da Bahia, pensando nos caminhos para o desenvolvimento desse território. Esses líderes hoje estão apresentando uma agenda de trabalho para os próximos anos”, relata Marco Dantas.

Segundo o coordenador, é importante que seja no Extremos Sul porque foi uma luta de alguns anos tanto da gerência do Sebrae, como também das representações empresariais e políticas, que trouxeram para a região o programa.

“O Extremo Sul foi contemplado e escolhido pela importância do ambiente de negócios que está sendo construído aqui”, explica.

Durante o I Fórum de Desenvolvimento do Extremo Sul, segundo Cleide Ferreira, foi apresentada oficialmente a diretoria, coordenação de núcleo e grupos de trabalho da Adex, bem como o calendário de ações previstas para o segundo semestre, com a presença do gerente do Sebrae responsável por atender o Extremo Sul, Alex Brito.

“Somos compostos por 50 mentes que nos juntamos, passamos por um processo de capacitação do Sebrae de 8 meses e estamos juntando as potencialidades do Extremo Sul em um bem comum, e iremos servir na área dos 3 setores para agir e potencializar nosso Extremo Sul”, detalha Cleide.

O evento foi voltado para a articulação de múltiplas ações que visam o desenvolvimento territorial por meio da conexão de parceiros, recursos e estratégias para a melhoria na qualidade de vida no Extremo Sul da Bahia. Alguns dos principais objetivos foram: incentivar o intercâmbio das cidades participantes para a criação de uma cultura colaborativa no território, fortalecer a cultura empreendedora e fomentar as cadeias produtivas promissoras como estratégia de diferenciação regional.

O prefeito Marcelo Belitardo parabenizou ao Sebrae e à Adex pelo evento, e disse: “É de muita importância, mesmo que a região toda já tenha um potencial incrível, já tenham vários empresários que demonstraram seu potencial de investir e deslanchar os seus negócios, ter um ator. E hoje a Adex se propondo como esse ator para estar unindo todos esses empresários e o poder público com ideias e colocá-las em prática com o objetivo de desenvolver mais ainda a região é por demais importante, porque senão ficam diversos setores isolados com suas ideias sem juntar e sem colocar em prática. Teixeira está aqui para abraçar e acolher, somos todos cidadãos, mesmo os que moram em outros municípios, como nós, somos filhos de Deus, somos baianos e estamos aqui para acolher”.

Dr. Marcelo enaltece a ideia da Adex. “É fantástica e nós estamos aqui para incentivar, para apoiar e para participar junto, pois eu quero, e tenho certeza que todos estão aqui querem, é uma região cada vez mais desenvolvida, com geração de emprego cada vez maior, porque isso é bom pra cada um de nós, independentemente de que cidade mora no Extremo Sul, todos sairão beneficiados; então vamos apoiar, pois a região merece”.

O coordenador de desenvolvimento territorial Mauricio Simões comentou que o papel do Sebrae “é de suma importância desde quando está alinhado a uma metodologia de governança para melhoria do ambiente de negócios de pequenas e micro empresas de um território ou município”.

“Hoje, temos o transbordamento, que são trabalhar em rede, governança, temas e eixos que possam contribuir para a melhoria do desenvolvimento econômico do extremo sul da Bahia e os próprios lideres, imbuídos nesse processo, idealizaram essa agência, a Adex, que será uma ferramenta de trabalho a mais, juntamente com outras instituições que já trabalham no território e que ajudam a desenvolver esse mesmo território”, esclarece Mauricio.

“Então, se entende que, construir um ambiente de negócio com políticas públicas, envolvendo setor privado, o terceiro setor e o setor público, essa união faz a força, e faz com a certeza de que irá gerar grandes resultados”, concluiu o coordenador de desenvolvimento territorial.

Galeria de fotos

ver todas (85)

Deixe seu comentário