Veja

GRAER completa 17 anos; relembre resgates realizados durante a enchente de 2021 no extremo Sul

09/11/2023 - 16h18Por: SulbahiaNews

Nesta quarta-feira, 8 de dezembro, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia completa 17 anos de atuação nas missões da segurança pública com o emprego de aeronaves para salvar vidas e proteger a sociedade baiana.

Desde que foi criado, em 2006, o Graer já participou de mais de 15 mil missões institucionais em mais de 19 mil horas de voos, além do registro de 860 vidas salvas.

Com sede em Salvador e duas Bases Avançadas (Bavan) nas regiões Oeste e Chapada, o Graer dispõe de quatro helicópteros e um avião, além de uma equipe de profissionais preparados e em capacitação constante para atuar nos 417 municípios baianos.

Atualmente, o Grupamento Aéreo da PM é comandado pelo tenente-coronel Wolney e a unidade está sob a gestão do Comando de Policiamento em Missões Especiais (CPME) da PMBA.

Atuação no extremo Sul

Em dezembro de 2021, o GRAER foi uma das principais divisões especiais das forças de segurança da Bahia atuantes durante o período de enchentes no extremo Sul.

Na ocasião, o Grupamento Aéreo concentrou seus esforços na região, mobilizando dois helicópteros Helibras AS350 B2 Esquilo, das Base Avançada de Barreiras e da capital, além de um avião Cessna C208B Grand Caravan, que decolou transportando um reforço do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).

Os “Guardiões” utilizaram uma base na cidade de Itamaraju e contaram com 14 policiais, entre pilotos, tripulantes, mecânicos e operadores de apoio de solo, um caminhão tanque e uma viatura picape do GRAER.

O avião Grand Caravan, “Guardião 08”, foi a primeira aeronave a chegar à região para prestar apoio, transportando os bombeiros militares até Teixeira de Freitas, seguindo dali para a área mais crítica, seguido pelos dois helicópteros Esquilo, “Guardião 02” e “Guardião 05”.

Nos primeiros dias, o Grupamento atingiu a marca de 70 horas de voo, acumuladas em mais de 230 pousos e decolagens, consumindo cerca de 7.500 litros de combustível, com abastecimento nos aeroportos de Porto Seguro e Teixeira de Freitas, ou através do caminhão tanque abastecedor do GRAER.

As aeronaves fizeram todo o monitoramento da magnitude da enchente e transportaram 44 bombeiros e 37 outros profissionais, como médicos e membros da Defesa Civil, resgataram pessoas em locais críticos e realizaram o transporte aeromédico de grávidas, crianças e enfermos. A bordo dos helicópteros, ou pendurados como carga externa à aeronave, foram entregues 4.700 kg de alimentos, 1.800 litros de água mineral e mais de 300 kits de medicamentos.

Dentre suas inúmeras missões humanitárias, os “vôos pela vida”, algumas se destacaram pelo atendimento às pessoas mais necessitadas:

Alguns dos resgates realizados em 2021 no período de enchentes:

No dia 12 de dezembro, o “Guardião 05”, socorreu a senhora Aliete Barreto, de 80 anos, cardiopata, apresentava quadro clínico que inspirava cuidados especiais, requerendo o devido suporte necessário, tendo em vista a complexidade da sua condição de saúde, transportando-a de Prado para Porto Seguro, onde foi encaminhada para o Hospital Regional, onde o tratamento terá continuidade de forma adequada.

Já no dia 14, foi a vez do senhor Ormindo dos Anjos Oliveira, de 78 anos, que morava sozinho em Nova Alegria, zona rural de Itamaraju, sem familiares conhecidos, bastante fragilizado, com dificuldades para se sustentar de pé, e foi transportado pelo “Guardião 02” até uma ambulância do SAMU, para receber atendimento.

Em 17 de dezembro, dois senhores na região de Itamaraju, foram resgatados. Pela manhã, no distrito de São Paulino, Alberto da Silva, de 84 anos, paciente oncológico, teve sua sonda rompida, necessitando urgentemente da troca, foi levado para a base onde o GRAER opera, na qual uma ambulância já o aguardava, fazendo o procedimento ali mesmo, com êxito, permitindo o seu retorno imediato ao lar, a bordo do “Guardião 02”. Ao meio-dia, foi a vez de Abtonio Pereira Alves, de 59 anos, picado por cobra em Jucuruçu, que necessitava de soro antiofídico com urgência. O helicóptero foi ao encontro do paciente e conduziu rapidamente para Itamaraju, onde seguiu com o SAMU para atendimento especializado.


Deixe seu comentário