social
Fundação Centrinho: Mutirão de cirurgias para correção de Fissura Lábio-Palatal transforma vidas em Teixeira de Freitas

Nos dias 5 e 6 de abril, o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas foi palco de mais uma edição do mutirão de cirurgias para correção de fissura lábio-palatal, promovido pela Fundação Astória e Nery – Centrinho, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A triagem dos pacientes foi realizada na sexta-feira, dia 4, permitindo que a equipe médica e odontológica voluntária pudesse organizar e realizar os procedimentos cirúrgicos no fim de semana. Diversos pacientes da cidade e de outras regiões foram beneficiados pela ação.

A presidente da Fundação, Dra. Viviane Néri, destacou que o projeto já soma 27 anos de história e agradeceu o apoio recebido da secretária municipal de Saúde para a realização do primeiro mutirão de 2025. Ela também fez questão de parabenizar toda a equipe do hospital pelo empenho e dedicação durante os dois dias de atendimento.

A história da Fundação teve início ainda na época da graduação de Viviane, quando despertou seu interesse pela área. Ao chegar em Teixeira de Freitas e conhecer o cirurgião plástico Dr. Eduardo Messias Astória — com o auxílio das enfermeiras irmã Ângela e Adelita — nasceu o projeto que hoje leva esperança a centenas de famílias.

A fissura lábio-palatal é uma malformação congênita que se forma ainda no útero, podendo provocar abertura no lábio superior, céu da boca e base do nariz, afetando alimentação, fala e autoestima dos pacientes. O mutirão oferece não só o procedimento cirúrgico corretivo, mas um acompanhamento completo e multidisciplinar.

O Dr. Eduardo Messias Astória, idealizador do projeto e cirurgião plástico, também participou das cirurgias realizadas no último fim de semana e celebrou os resultados e a continuidade da iniciativa. Além dele e da Dra. Viviane Néri, a equipe do Centrinho conta com profissionais como o Dr. Ernani Avelar (cirurgião plástico), Dr. Djalma Cordeiro (bucomaxilofacial), além de pediatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, otorrinolaringologistas e biomédicos — todos comprometidos com o bem-estar e recuperação dos pacientes.

A Dra. Viviane ressaltou ainda que o projeto vai além dos dias do mutirão. O acompanhamento contínuo de laboratórios, ortodontistas e outros especialistas é fundamental para garantir o sucesso do tratamento e a reabilitação completa das crianças atendidas.
Entre os novos reforços da equipe estão os otorrinolaringologistas Dr. Marco Túlio Braga e Luisa Melo, que chegaram recentemente a Teixeira de Freitas e se encantaram com o projeto. Luisa destacou a importância de iniciativas como essa: “A oportunidade de ajudar o próximo e proporcionar qualidade de vida às crianças é o que mais chama a atenção nesse trabalho tão humano.”

Um dos casos atendidos foi o de Danilo, de 15 anos, que passou pela sua quarta cirurgia no sábado, dia 5. Acompanhado pela Fundação desde os 9 meses de idade, Danilo é filho da advogada e primeira-dama de Itanhém, Lidiane Guimarães. Emocionada, Lidiane agradeceu o carinho e dedicação de todos os envolvidos no projeto, destacando o impacto positivo que ele teve na vida do filho e de tantas outras crianças.

Zenilda Farias, coordenadora do Bloco Cirúrgico do Hospital Municipal, também agradeceu à equipe do Centrinho e aos profissionais do hospital pelo envolvimento e profissionalismo. “Estamos de braços abertos para receber sempre o Centrinho. A iniciativa é maravilhosa e transforma vidas”, afirmou.

O mutirão realizado no primeiro final de semana de abril reafirma o compromisso da Fundação Astória e Nery com a saúde, dignidade e autoestima das crianças com fissura lábio-palatal, e mostra que, com dedicação e união, é possível transformar realidades.