Festival Gastronômico e Cultural de Prado encerra 18ª edição com recorde de R$ 2 milhões em faturamento
ps://youtu.be/otvOTgtU_T8Realizada entre os dias 10 e 20 de outubro, a 18ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Prado movimentou R$ 2 milhões no segmento de Alimentação Fora do Lar (AFL) no município de Prado e nos distritos de Guaratiba e Cumuruxatiba. Durante os 10 dias do festival, o evento registrou expressiva movimentação econômica, com resultados divulgados na noite de terça-feira, 29 de outubro, na cerimônia de encerramento na Praça Matriz, que contou com atrações musicais, culturais, Cozinha Show e a premiação dos vencedores de cada categoria.
As 56 empresas participantes venderam, juntas, mais de 37.750 pratos ao longo do festival, sendo 8.650 deles iguarias inscritas no evento, o que gerou quase R$ 400 mil em faturamento para os estabelecimentos, representando um aumento de 15% nas vendas. Nas redes sociais, o evento alcançou mais de 967 mil perfis no Instagram e obteve 1.616.109 impressões.
Segundo pesquisa da comissão organizadora, 90% dos empresários participantes avaliaram o festival como “bom” ou “ótimo” e indicaram interesse em participar da próxima edição, programada para 2025. A cadeia produtiva local, incluindo artesãos e pequenos produtores, também foi beneficiada, com vendas superiores a R$ 18 mil para os artesãos e cerca de R$ 6 mil para os produtores da Agricultura Familiar, que ainda doaram 150 kg de alimentos para comunidades carentes.
Os artesãos, que geraram mais de R$ 18 mil em vendas, foram homenageados ao final do evento, assim como os integrantes do Projeto Queijarias Artesanais, orientados pelo Sebrae, que faturaram cerca de R$ 5 mil.
“A edição deste ano trouxe resultados incríveis, com mais de 160 novos postos de trabalho e um faturamento superior a R$ 2 milhões, o que nos enche de alegria e orgulho”, comentou a secretária municipal de Turismo e Cultura de Prado, Iracema Ribeiro, que já anunciou a 19ª edição do festival para 2025.
O evento foi realizado pelo Sebrae, APRHOPE, ACISA e Prefeitura de Prado, com a correalização do Senac e o apoio da Abrasel e da Câmara de Turismo da Costa das Baleias.
“Tivemos um resultado incrível, e estamos extremamente satisfeitos em ver a economia da cidade girar dessa maneira, beneficiando a todos”, destacou Taísa Cancela, gestora de projetos do Sebrae.
A presidente da APRHOPE, Eliana Alves da Silva, também celebrou o sucesso do festival: “Foram dez dias de muito sucesso, com participação da agricultura familiar, do artesanato, e 100% de ocupação hoteleira, superando os números recordes do ano passado.”
O vice-prefeito de Prado, Carlão, ressaltou que os resultados reforçam a importância de investir em ações voltadas ao turismo, principal motor da economia local.
O prefeito Gilvan celebrou os resultados e enfatizou o compromisso de sua gestão em ampliar o festival a cada edição: “Nosso objetivo é fazer com que o evento cresça a cada ano. Fico feliz que este ano tenha sido tão produtivo, movimentando a economia e gerando emprego e renda para o povo pradense.”
Prêmio Destaque em Sustentabilidade
Este ano, os organizadores priorizaram práticas de sustentabilidade e responsabilidade social entre os empresários e estabelecimentos participantes, com apoio de parceiros comprometidos com o meio ambiente. Durante os preparativos, foram realizadas mentorias, palestras sobre ecoeficiência e uma cartilha digital de sustentabilidade, promovendo o consumo consciente e o uso de produtos locais, com apoio da Aliança Futuri, Banco do Nordeste e Suzano Papel e Celulose.
Outras ações sociais marcaram o evento, como o 4º aulão do Outubro Rosa, para conscientização sobre a saúde da mulher, e a Cozinha Show Kids, que celebrou o Dia das Crianças com 30 crianças do Orfanato Mãe Tildes. As crianças aproveitaram as receitas preparadas pelo chef João Tozzato, do Senac, brincaram com o mascote da Suzano, o Mimo, e receberam brindes da Embasa e da Suzano.
Além disso, o churrasco “fogo de chão”, promovido pela Reserva da Barra e Porto Índio, arrecadou fundos para a construção de um lar para idosos na cidade. Em parceria com o Supermercado Da Praça, uma campanha de arrecadação de alimentos foi realizada para apoiar instituições locais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o impacto positivo na comunidade.
Os organizadores premiaram o Restaurante Mangata e o Japa do Beco com o Destaque em Sustentabilidade, em reconhecimento pelo compromisso com a sustentabilidade e a ecoeficiência.
Reconhecimento
Ao final da noite, foram anunciados os vencedores nas seguintes categorias:
Destaque Digital: Restaurante Banana da Terra, Restaurante Sorriso Baiano, Japa do Beco;
Melhores garçons: Tuxinha (Restaurante Sorriso Baiano da Praça Matriz), Armando (Moquém Pascoal), Marcelo (Restaurante Sorriso Baiano de Guaratiba);
Lanche: Wonder Burguer, Bendito Bar, Hamburgueria 170;
Petisco: Biribiri Gastrobar, Colegial, Barraca Porto Belo;
Pizza: La Vera Pizzeria, Choperia e Pizzaria Jubiabá, La Bella Pizzaria;
Oriental: Nikkei Sushi, Japa do Beco, Cangaceiros do Prado;
Drink: Mangata Gastronomia, Restaurante Sorriso Baiano, Colegial;
Sobremesa: Banana da Terra, Juliana Martins Doceria, Armazém Restaurante;
Prato principal: Banana da Terra, Restaurante Sorriso Baiano, Cangaceiros do Prado Culinária Nordestina.