Fazendeiros denunciam indígenas por invasão de propriedade
Fazendeiros registraram boletim de ocorrência na delegacia de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, contra um grupo de indígenas. Eles disseram que tiveram uma propriedade invadida e pertences levados.
O caso aconteceu na noite de segunda-feira (23), na Fazenda Nova Alegria, no Córrego do Corumbau. A reportagem entrou em contato com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), mas ainda não obteve retorno.
Segundo a Polícia Civil, que investiga o caso, os indígenas arrombaram a propriedade, roubaram diversos itens e fugiram em seguida. Ninguém foi preso, até esta quarta-feira (25) e não há detalhes se os suspeitos da ação já foram identificados.
De acordo com a polícia, os indígenas teriam agido da seguinte forma:
Eles estouraram o quadro de eletricidade, impedindo o fornecimento de energia no local;
Entraram na propriedade armados e atiraram na sede;
Arrombaram a porta e entraram na casa;
Ameaçaram e agrediram os fazendeiros, os expulsando do local;
Roubaram um aparelho de televisão, dinheiro, sacas de cacau, um carro e outros bens, que não foram especificados;
Depois de roubar os itens, o grupo teria fugido para a mata.
Após o ocorrido, os fazendeiros teriam pedido ajuda para a Polícia Militar e ido até a delegacia para registrar o boletim de ocorrência. A polícia da cidade informou u que expediu guias de exames de lesões corporais e para exame de local de ação violenta.
A região do extremo sul da Bahia tem registrado diversos conflitos entre indígenas e fazendeiros nos últimos anos. Ao menos cinco indígenas foram mortos a tiros no extremo sul do estado, entre março e agosto do ano passado.