Conheça

Fazenda Cascata: luxuoso diamante cultural com 2 séculos de história em Teixeira

21/11/2019 - 14h16Por: Com informações de Athylla Borborema

A Fazenda Cascata existe há quase dois séculos. O lugar preserva natureza, antiguidades valiosas da cultura e a memória de um município que foi construído pelos negros.

Sendo o único patrimônio histórico da cidade, a propriedade fazia parte de Alcobaça e, com a emancipação política administrativa do município no ano de 1985, a Fazenda passou a ser um patrimônio teixeirense.

A Fazenda guarda toda a história da região, e era neste local que tudo primeiro acontecia. Na Cascata estão armazenados os acervos da cultura do cacau e do café do século XIX.

Situada às margens da BA-290, a Fazenda Cascata é o primeiro e único memorial de Teixeira, possuindo ainda edificações do início do século XIX e XX. O sobrado, antiga casa sede da Fazenda Cascata, se tornou o museu histórico Quinquas Neto, onde estão armazenados peças e utensílios daquela época.

O curador da Fazenda é o empresário José Sérgio de Almeida Figueiredo, herdeiro da 6ª geração da Cascata, homem importante para a cidade, que ajudou no seu processo de emancipação política, se tornou o primeiro presidente da Câmara Municipal e se imortalizou como um dos autores da certidão de nascimento de Teixeira.

A Fazenda foi fundada por Joaquim Muniz de Almeida, em meados do século de XIX, ele titulou a Fazenda com um documento de posse reconhecido pelo Governo do Estado.

Neste lugar, foram criados os seus filhos, até a terceira geração.

Na terceira geração, o senhor Quinquas Neto tomou grandes decisões que beneficiaram a população regional, como a abertura da estrada até Caravelas, implementação da energia elétrica, instalações sanitárias e água encanada na Fazenda.

Na década de 40, Quintas convidou Antônio Simplício de Barros, na época prefeito de Alcabaça, e juntos construíram uma ponte sobre o rio Itanhém.

O crescimento não parou, a Fazenda Cascata recebeu a primeira escola, e todos os alunos, incluindo os filhos dos empregados da época, eram obrigados a estudar.

Mais tarde, foi construída uma igreja que passou celebrar missas, batizados e casamentos.

Hoje, o empresário José Sérgio afirma que a Fazenda Cascata não perderá suas origens, tendo atividades voltadas para o turismo rural, ecológico e pedagógico, além de áreas de lazer e muito mais.

A Fazenda dispõe de um restaurante e tem sua visita aberta ao público com espaço para eventos, ensaios fotográficos, casamentos e aniversários.


Deixe seu comentário