de freitas
Falta menos de um mês para o VI Encontro de Cordas do ICED
Nos meses de julho, Teixeira de Freitas fica ainda mais musical. Com música, a cidade enche-se de alegria, esperança e muitos jovens. Os Encontros de Cordas do ICED (instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento) movimentam vidas e renovam sonhos. Em atividade complementar, acontece o III Colóquio Nacional de Educação Musical.
Neste ano, o evento que atrai músicos de todo o país e também do exterior, será realizado de 23 a 28 de julho, no auditório da Igreja Batista Memorial (IBM), com o tema “Do Erudito à Sanfona”. Mais uma vez, todas as apresentações serão gratuitas. Os meninos e meninas participantes, de diversas idades, são frutos de projetos, programas e organizações filantrópicas. Todos tiveram acesso à arte por trabalhos que investem na inserção social.
Já o III Colóquio Nacional de Música, vai acontecer nos dias 26 e 27 de julho, no Auditório do Cetepes, com a temática: “O ensino coletivo da música em espaços não formais como recurso didático no processo de formação docente”.
Os Lançamentos do VI Encontro de Cordas e III Colóquio Nacional de Música tiveram homenagens e surpresas
Por volta das 17 horas de sexta-feira, 15 de junho, meninos e meninas vestidos de preto, carregando instrumentos e com passos apressados, começaram a chegar no Cetepes, em Teixeira de Freitas – sede local do projeto Escolas Culturais. Eles desciam a rampa e seguiam em direção ao palco já montado no pátio. Eram os jovens músicos do ICED (Instituto de Cultura Educação e Desenvolvimento), integrantes da Orquestra Regional do Extremo Sul, que se preparavam para apresentação de Lançamento do VI Encontro de Cordas e III Colóquio Nacional de Educação Musical. O ambiente que os acolheu estava festivo. Bandeirolas e objetos típicos enfeitavam os corredores do Cetepes que, conjuntamente, realizava sua comemoração junina.
Enquanto os artistas se acomodam em suas posições, chegava uma comitiva diretamente de Salvador. Para apreciar o momento e entregar equipamentos e instrumentos para o município. Vieram o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento, Cézar Lisboa, a deputada estadual Maria del Carmen, o maestro do Neojiba (Núcleo de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) Helder Passinho e a coordenadora técnica do Neojiba Ana Vilas Boas.
Forró Orquestral e Lançamentos
Tão logo chegou ao espaço, a comitiva partiu para uma visita pelos corredores, saguões e quadra caprichosamente ornados para a festa de São João que acontecia. Às 19 horas, as atenções estavam voltadas para o palco em que se apresentava a Orquestra Regional formada por crianças, adolescentes e jovens que aprenderam música em programas sociais, como o Orquestrando Futuros. Sob a regência do maestro Orley Silva, coordenador artístico do ICED e padrinho do projeto Escolas Culturais, foram lançados o VI Encontro de Cordas e o III Colóquio Nacional de Música do ICED.
Presentes para a cidade
Neste mesmo palco foram entregues 15 de instrumentos de sopro (trompa, trompete e trombone) para fanfarras escolares; um telão, uma caixa de som e projetor atividades de audiovisuais do projeto Escolas Culturais. Os instrumentos são os mesmos utilizados, por exemplo, pela Orquestra de Londres, já os equipamentos, permitirão, entre outros, a exibição de filmes.
Um dos convidados esperados para esse momento, o ex-governador Jaques Wagner, não pode comparecer, mas enviou um vídeo em que parabenizou o ICED e explicou que sua ausência foi causada por um conflito de agenda. A deputada estadual Maria del Carmen foi homenageada com a música Maria Maria de Milton Nascimento, em reconhecimento “a todo o seu empenho para que o ICED realize suas ações”, como explicou o maestro Orley.
Uma surpresa à francesa
Enquanto tocavam e cantavam, os meninos e meninas da Orquestra Regional contaram com a ilustre presença do maestro Helder Passinho, que tocou ao lado deles compondo o grupo. “O desenvolvimento social por meio prática da música coletiva é a missão do Neojiba”, disse Passinho.
Entre as emoções da noite, uma surpresa ganhou destaque. O escritor baiano, de Ubatã, Rodrigo Dias, que levou a cultura do estado para diversos países durante o lançamento de seu livro “Em tempo de e-mail, cartas para Irene”, trouxe uma novidade direto da França. Em sua passagem por lá, ele esteve no “Centre d’Enseignement Artistique du Briançonnais” (Conservatório de Música, Dança e Teatro de Briançon), localizado na cidade de Briançon, nos alpes franceses. A pedido da deputada Maria del Carmen, levou consigo o histórico do ICED. Ao tomarem conhecimento o trabalho desenvolvido no Extremo Sul da Bahia, os dirigentes do Conservatório francês abriram três vagas de estudo. “Três dos nossos talentos serão beneficiados de forma extraordinária”, comemorou a presidente do ICED, Gislaine Romana.
O VI Encontro e o III Colóquio
Ao fim, foi reforçado o convite para que todos estejam presentes durante as apresentações do VI Encontro de Cordas, que reúne os músicos do Extremo Sul, todos vindos de programas, entidades ou ONGs que trabalham a música como ferramenta social, mas que também atrai gente de fora, músicos que atravessam oceanos para aprender e fazer bonito nas audições.