Extremo Sul: Jerônimo diz que solicitou duplicação da BR 101 a Lula; obra foi anunciada há 10 anos
A duplicação da BR 101 foi um dos temas de infraestrutura relacionados ao desenvolvimento turístico do extremo Sul, abordados pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante sua visita ao carnaval da região na última segunda-feira, 20 de fevereiro, nas cidades de Prado, Alcobaça e Caravelas.
Sem mencionar as más condições da BA-290, Jerônimo disse que terá agendas mais frequentes na região, com objetivo de atender as demandas locais. A ideia é investir e executar mais ações do governo do Estado no extremo Sul.
Perguntado sobre tratativas da Ferrovia Bahia/Minas e reativação do Aeroporto de Caravelas, o governador disse que através do atual governo federal existe uma facilidade maior de discussão referentes a esses investimentos.
Ainda segundo Jerônimo, a duplicação da BR 101 é um dos temas discutidos junto ao governo Lula, visando a logística de transportes de cargas e maior fluxo de turistas no Estado. Jerônimo adiantou que já fez essa e outras solicitações, e que até o meio do ano, será possível cravar algumas datas sobre obras de infraestrutura na região.
Duplicação da BR 101 prometida há 10 anos no extremo Sul, nunca saiu do papel!
Anunciada em setembro de 2013 pelo então ministro dos Transportes, César Borges, as obras de duplicação da BR-101, trecho entre Itabatã e Eunápolis, deveriam ser concluídas em 2019, mas sequer saíram do papel.
De acordo com ministro na época, o edital de abertura para o processo licitatório seria anunciado em outubro de 2013. O projeto previa que a empresa ganhadora executaria as obras de duplicação da Rodovia BR-101 no trecho que compreende do distrito de Itabatã, no município de Mucuri ao trevo da cidade de Feira de Santana, uma extensão de 772 quilômetros, a partir de janeiro de 2014. O trecho total deveria ficar pronto em 2023.
No papel, a obra entre Itabatã e Eunápolis, que são 220 quilômetros de extensão, seria executada com verbas 100% federais, o que possibilitaria sua conclusão mais rápida, com prazo final para 2019. A obra previa ainda, construção de viadutos e passarelas nas cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Itabela e Eunápolis.
Com a duplicação dos 772 quilômetros anunciados por César Borges, a BR-101 seria reformulada até o Espírito Santo, tendo em vista que nas obras da duplicação da BR-101 no estado Capixaba, estão inclusos 22 quilômetros no território baiano até o distrito de Itabatã, em Mucuri, onde o projeto saiu do papel, mas também anda a passos lentos.
De acordo com o Folha Vitória, pelo contrato do Governo Federal com a concessionária Eco101, até o sexto ano de concessão, metade do trecho da BR 101 que passa pelo ES – com pouco mais de 460 km de extensão – deveria ter sido duplicada.
No entanto, segundo o diretor-superintendente da concessionária, Carlos Eduardo Xisto, até o fim de 2019 o trecho total duplicado foi de apenas 39,3 km. Ou seja, não chegou a 20% do que deveria ter sido entregue.