História

Conheça a história do Cinema pioneiro em Teixeira

23/08/2020 - 07h26Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

Neste especial de 35 anos de Teixeira de Freitas, o Sulbahianews conta a história do Cine Teixeira, localizado no Shopping Teixeira Mall, o pioneiro da cidade que ainda continua em funcionamento.

E para abordar o tema, o Sulbahianews conversou com José Raimundo Santana, gerente do Cine Teixeira, que falou sobre as instalações do cinema na década de 90.

O cinema foi inaugurado em dezembro do ano de 1996 e assim como a maioria das empresas desta época, passou por dificuldade de adaptação. Raimundo lembra que havia 10 anos desde que o primeiro cinema havia fechado as portas, e a população tinha perdido o hábito de ver filmes fora de casa.

Na época, os filmes eram reproduzidos através de películas cinematográficas, então os lançamentos demoravam a chegar em Teixeira, e quando chegavam, havia todo um trabalho para divulgar a estreia.

Como hoje, os filmes eram exibidos em duas salas com o número reduzido de pessoas, e os horários precisavam ser intercalados para que o som não atrapalhasse o público ao lado.

O primeiro lançamento do Cine Teixeira, segundo Raimundo, foi o “101 Dálmatas”, que atraiu um grande público, mas nada superou o filme “Titanic”. O clássico ficou em exibição durante quatro meses no ano de 1998, e pelo menos 16 mil pessoas assistiram ao filme.

“Eu lembro que o filme chegou em Teixeira cinco meses após o lançamento na capital, e as pessoas saiam das salas chorando, emocionadas com a história. Tivemos muitas situações engraçadas nessa época, porque não tinha cadeiras para todos e as filas dobravam o quarteirão. Lembro que as pessoas ficavam bravas por não conseguir assistir ao filme ou ter que esperar para a próxima sessão, e pediam para falar com o gerente”, comentou Raimundo.

Depois tivemos outros clássicos como: Paixão de Cristo, O Senhor dos Anéis, A Espera de um Milagre, Cidade de Deus e Tropa de Elite; todos estes também tiveram um bom retorno e público.

Nesta época a energia oscilava muito e diversas vezes os filmes precisaram ser interrompidos, e precisavam ser remarcados para o dia seguinte e começar de onde havia parado.

O cinema mudou muito desde a sua inauguração, Raimundo conta que a direção acompanhou a modernização. Hoje, a qualidade do filme é digital e os lançamentos são simultâneos.

Além disso, as salas ganharam mais assentos e receberam equipamentos acústicos e bloqueadores de som. Os filmes não são mais comprados, tudo agora é alugado, sendo 50% pelo exibidor e 50% pelo distribuidor, e neste formato não tem mais dificuldade em exibir os filmes que estão na praça.

De acordo com Raimundo, os roteiristas mudaram os formatos dos filmes também mudaram e o público busca filmes de ficção, animação, aventura, ação, terror, romance e outros. O gerente cita como exemplo o filme que é record mundial “Os Vingadores – Ultimato”, que ultrapassou a bilheteria do filme “Titanic”.

O Cine Teixeira também aderiu aos projetos culturais e recebe escolas e empresas em horários diversificados. O Cine se tornou um ponto cultural da cidade, onde guarda memoráveis lembranças do crescimento e desenvolvimento de Teixeira.


Deixe seu comentário
Coluna
Fatos Históricos

Domingos Cajueiro Correia, de 65 anos, é o primeiro policial rodoviário a se formar no município. Ele faz parte de uma família que leva consigo a história de Teixeira de Freitas, desde quando era um pequeno povoado até a sua criação, e que contribuiu para o desenvolvimento do município. Hoje, além de atuar nas rodovias, ele dedica seu tempo para contar relatos narrados por seus familiares. Aproveitem este espaço que vai mostrar curiosidades que muitos teixeirenses desconhecem.

Veja mais textos