Embasa diz que qualidade da água distribuída em Teixeira permanece dentro dos parâmetros de potabilidade
Qualidade da Água distribuída em Teixeira de Freitas permanece dentro dos parâmetros de potabilidade, apesar de mudanças na qualidade da água do rio Itanhém ou Alcobaça
A Embasa informou em nota nesta terça-feira, 28 de novembro, que a qualidade da água tratada distribuída no município de Teixeira de Freitas, e no distrito de Nova Lídice, situado no município de Medeiros Neto, tem sido objeto de atenção da Embasa devido a recentes mudanças na coloração e aspecto da água do manancial que abastece essa região (rio Itanhém ou Alcobaça). A água, no entanto, após o processo de tratamento, mantém-se dentro dos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
“A água do rio Itanhém ou Alcobaça passou por alterações que motivaram um acompanhamento mais detalhado por parte da Embasa, desde a primeira observação no dia 20 de novembro de 2023. Prontamente, diante da mudança do aspecto da água do rio, a Embasa acionou o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão responsável pelo monitoramento dos mananciais”, destacou.
O resultado dos testes e análises realizados pelo laboratório central da Embasa indicam que, mesmo diante das variações identificadas no manancial, a água tratada permanece adequada para consumo humano.
“Diante do compromisso da Embasa com a qualidade da água distribuída, a empresa continua seu trabalho constante de monitoramento e aprimoramento dos processos relacionados ao tratamento e distribuição de água tratada nessa região”, finaliza a nota.